Dentro dos próximos dias a Caixa Econômica Federal vai chamar as pessoas pré-aprovadas para o sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida. 860 famílias serão contempladas nos empreendimentos Videiras e Figueiras. De acordo com o secretário municipal de habitação, Gilberto Ruy, o sorteio está previsto para ser realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro.
“Estamos aguardando da Caixa a relação final de todos os contemplados. As pessoas receberão um telefonema ainda nas próximas semanas, onde serão avisadas para comparecer ao local onde será realizado o sorteio”, informou.
Sobre a conclusão das obras no Videiras e no Figueiras, Gilberto explicou que algumas questões relacionados a Coelba e a Embasa ainda estavam pendentes, mas já foram solucionadas. Ele garantiu que os beneficiários receberão os imóveis em perfeito estado.
“As pessoas receberão as casas em perfeito estado, pois terá uma vistoria prévia, onde tudo que for detectado de irregular será concertado e o beneficiado só irá assinar o contrato com a Caixa após comprovar que as suas reclamações foram atendidas”, disse.
Mudanças
Segundo o secretário Gilberto Ruy, Feira de Santana já atendia a essa demanda pelo fato de ter sido a primeira cidade a fazer contrato no país e também a primeira a criar critérios para o Programa. Ele afirmou que as mudanças serão percebidas nos empreendimentos.
“A partir da última contratação do Minha Casa, Minha Vida I, os empreendimentos já vêem com adaptações para esse segmento. Os cadeirantes, por exemplo, já terão suas unidades adaptadas”, destacou.
Denúncias
Sobre as denúncias de pessoas que recebem as casas e depois alugam ou vendem, Gilberto Ruy lamentou a situação e afirmou que o governo municipal está junto com a Caixa Econômica Federal, solicitando empenho para que essas pessoas sejam descobertas e retiradas do Programa.
“Infelizmente temos recebido diversas queixas de pessoas que estão vendendo e alugando as casas. Caso sejam descobertas, elas serão afastadas e substituídas por pessoas que realmente precisam”, afirmou.
De acordo com o secretário, até o momento ainda não houve nenhuma substituição de pessoas nos empreendimentos. Ele afirmou que é muito difícil detectar as irregularidades. “A maioria das pessoas que vendem ou estão ali de aluguel, fazem contrato de gaveta e é difícil comprovar”, disse.
As informações são dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade