Andréa Trindade
A Caixa Econômica Federal divulgou uma nota pública prestando esclarecimentos acerca do impasse envolvendo a empresa R.. Carvalho Construtora e Empreendimentos que paralisou a construção de imóveis na cidade de Feira de Santana para avaliar todas as suas atividades e fazer um diagnóstico circunstanciado da situação econômica financeira e do atual mercado imobiliário.
Diante da situação, a Caixa afirmou em nota que, se necessário, vai implementar os trâmites legais e administrativos para substituição da construtora, sem que haja quaisquer prejuízos aos clientes que adquiriam imóveis junto aos Programas de Financiamento Habitacional.
Na nota consta ainda uma informação que tranquiliza os clientes: “Os empreendimentos contam com o Seguro de Término de Obra, mecanismo contratual utilizado para cobrir eventuais riscos de paralisação”.
De acordo com Cecílio Dias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, mais de cinco mil funcionários já estão desempregados. Ele disse estar preocupado com a situação em que a construção civil se encontra atualmente e teme que muitos trabalhadores tenham dificuldades em receber verbas rescisórias.
‘’Comunicamos o fato à Federação dos Trabalhadores que vai fazer o acompanhamento jurídico e estamos atentos até a próxima sexta-feira. Se nada resolver nós vamos colocar o departamento jurídico do sindicato para tomar decisões cabíveis”, avisou.
Somente em Feira de Santana, a folha de pagamento da empresa gira em torno de 8 milhões de reais. São 36 empreendimentos em andamento na cidade. A quinzena do mês de julho ainda não foi paga aos trabalhadores.
Procon
O superintendente Municipal de órgão de Defesa do Consumidor, Rafael Cordeiro, disse que algumas pessoas procuram o órgão informalmente para buscar informações sobre procedimentos e disse que o Procon está acompanhando o caso.
“Estamos atentos e prontos para agir em qualquer tipo de posicionamento. Não é função do órgão atrapalhar, mas sim de ajudar nas relações de consumo entre empresa e consumidor,” disse.