Feira de Santana

Cadastros do SUS em Feira é reduzido em 2010, afirma CadSUS

No mesmo período do ano passado, foram registrados 15.688 cadastros. De acordo com a coordenação do CadSUS no município, o cartão é um mecanismo criado pelo Governo Federal para que a população tenha um melhor atendimento pelo SUS.

Acorda Cidade

Ao todo, 12.743 pessoas de Feira de Santana já realizaram o cadastro para obter o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) este ano. Os dados foram divulgados pelo Cadastramento do Cartão do Sistema Único de Saúde (CadSUS) e se referem ao período compreendido entre o mês de janeiro e o dia 12 de novembro. No mesmo período do ano passado, foram registrados 15.688 cadastros.

De acordo com a coordenação do CadSUS no município, o cartão é um mecanismo criado pelo Governo Federal para que a população tenha um melhor atendimento pelo SUS. A partir do momento que o cidadão se cadastra no serviço, um número de identificação é atribuído a ele e seus dados pessoais entram numa base de dados federal.

Caso o indivíduo precise utilizar o serviço do sistema em qualquer lugar do país, seu histórico junto ao SUS pode ser acessado através do cartão. De acordo com a coordenadora, o cartão é muito importante para que a população tenha um melhor acesso aos serviços prestados pelo sistema.

Para se cadastrar, o cidadão deve levar a Carteira de Identidade, o CPF e o comprovante de residência. A carteira de trabalho também é válida para o cadastro, mas a Carteira Nacional de Habilitação não pode ser utilizada por não fornecer o município onde o cidadão nasceu nem a data da emissão do RG.

O cadastramento do cartão no município acontece na Secretaria de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.