Acorda Cidade
O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, há mais de dez anos. Várias cidades ao redor do país realizam ações para promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Em Feira de Santana, não será diferente. O Boulevard Shopping vai receber a exposição “Forever Free – Livres para sempre”, sobre a história do tráfico de escravos no mundo.
A mostra é uma iniciativa conjunta da Central Única das Favelas Bahia (CUFA-BA) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), como parte das atividades da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Ela ficará no Boulevard Shopping do dia 17 a 20 de novembro, aberta durante o horário de funcionamento do shopping e com entrada gratuita.
A outra ação é o projeto Cores da Bahia, promovido em parceria com as rádios Jovem Pan FM e Transamérica FM. O evento acontece no dia 18 de novembro, a partir das 17h, na praça de alimentação do Shopping, e contará com a presença de personalidades ligadas ao universo negro baiano. Já estão confirmadas as presenças do cantor baiano Lazzo Matumbi, autor de vários sucessos da axé music, Ivete Sacramento, Secretária da Reparação do governo municipal de Salvador e ex-reitora da UNEB, além de Jhonatas Monteiro, professor de história da rede municipal e estadual e ex-atuante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Economia e Administração Pública da Universidade Estadual de Feira de Santana (NIEAP).
Sob o comando de Dilton Coutinho e Tanúrio Brito, os convidados serão estimulados a discutir a respeito de legado afrodescendente e seu impacto sobre os dias atuais de modo que o público presente também poderá participar fazendo perguntas.