Bens tombados pelo Ipac podem receber melhorias

Bens tombados pelo Ipac podem receber melhorias Bens tombados pelo Ipac podem receber melhorias Bens tombados pelo Ipac podem receber melhorias Bens tombados pelo Ipac podem receber melhorias

Foto: Secom

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) apresentou um relatório sobre os bens tombados e com tombamentos provisórios em Feira de Santana ao prefeito Tarcízio Pimenta, no final da manhã desta terça-feira (19). O objetivo é executar melhorias no entorno de alguns bens tombados no município, a exemplo do coreto na praça Bernardino Bahia e da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

Segundo o diretor geral do Ipac, arquiteto Frederico Mendonça, a versão do relatório será alterada e entregue ao prefeito posteriormente. O relatório foi feito pela arquiteta Eduarlina Amorim, em meados do ano passado, e constitui o sistema de patrimônio. Frederico Mendonça esteve com o prefeito Tarcízio Pimenta na Prefeitura Municipal, juntamente com o secretário de Planejamento, Carlos Brito, e a arquiteta Eduarlina Amorim.

Durante a visita, o prefeito também foi convidado para agregar-se à Associação Baiana de Cidades Históricas. “Queremos um entendimento com o prefeito sobre o patrimônio. A Igreja dos Remédios está cercada pelo comércio e por anúncios de publicidade, que precisam ser regulamentados. O patrimônio é a coisa mais importante e ali há um problema sério”, observou o diretor do Instituto.

Para o prefeito, o quadro mais grave é na praça Bernadino Bahia, visto que há infestação do mercado informal. “É complicado para a gente. Por mais que queira disciplinar este mercado, temos encontrado dificuldades. Na Igreja precisamos disciplinar os estacionamentos e estabelecer horários. Vou olhar estas áreas”, assegurou.

Depois de Salvador, Feira de Santana é o segundo município na Bahia com o maior número de bens tombados, 15 ao todo.  Alguns deles são o Paço Municipal Maria Quitéria, Igreja Senhor dos Passos e o painel de Lênio Braga, na Estação Rodoviária.

Informações da Secom