
O 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Feira de Santana completou 29 anos de história nesta terça-feira (2). Fundado em dezembro de 1996, o Batalhão atende 42 municípios baianos e tem companhias em Serrinha e Cachoeira.
De acordo o coronel Aloísio Fernandes, comandante-geral de bombeiros no estado da Bahia, a importância do Batalhão reflete a “relevância econômica, social e política de sorte” de Feira de Santana.
Ações sociais e melhorias
Em celebração aos 29 anos do Batalhão, o tenente-coronel Adriano, comandante do 2º BBM, e o coronel Aloísio relembraram ações sociais realizadas pela unidade. Dentre elas estão a corrida do fogo, que aconteceu no último domingo (30), e as comemorações do Dia das Crianças. Essas ações promoveram a arrecadação de alimentos e brinquedos.
“Quando a gente promove uma solenidade de aniversário da unidade, tudo isso é uma demonstração da força que tem o nosso batalhão, da força que ele tem dentro da nossa corporação, da força que ele representa para a nossa sociedade”, afirma o tenente-coronel Adriano.
Quanto às melhorias para o batalhão em 2026, os comandantes falam sobre o recebimento de novos efetivos, oficiais e incrementos em equipamentos e materiais, como viaturas. “O serviço, será não só fortalecido, como ampliado.”, confirmou o coronel Aloísio.

Serviços
Avaliando o trabalho dos bombeiros durante 2025, o coronel comentou sobre a diversidade de serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, bem como que houve um aumento no número de serviços prestados.
“Para além das nossas atividades operacionais, que é a nossa obrigação, nós também ampliamos os nossos serviços, oferecendo o que a gente pode permitir: uma prestação de serviço social oferecendo um pouco mais do Corpo de Bombeiros para a comunidade de todo o estado da Bahia”, afirmou o oficial.
Em relação aos desafios enfrentados pelo Batalhão, o tenente-coronel Adriano declarou que a realidade atual mostra uma evolução na corporação. “Há cinco anos, nós tínhamos uma realidade, há 10 anos, uma outra realidade, sempre aquém.”
Atividades do Corpo de Bombeiros
No que se trata dos atendimentos, o comandante relata que as ocorrências mais frequentes são de incêndios em vegetação. Além disso, também chama atenção para a conscientização da população quanto a importância de evitar queimadas.

No entanto, a unidade também atende acidentes veiculares, resgate de animais, vazamento de GLP, gás liquefeito de petróleo presente nos botijões de cozinha. Nesse sentido, o tenente-coronel reafirma as atuações do Corpo de Bombeiro previstas pela Constituição Federal.
“A própria Constituição Federal prevê que compete ao Corpo de Bombeiros prevenção, busca e salvamento, ocorrências de incêndio e ações de defesa civil. Então a prevenção está sempre à frente de tudo.”
Não só esses serviços, mas também a seção de segurança contra incêndio, que se refere aos processos dos interessados em fazer uma análise de um projeto de prevenção contra incêndio.

Com a análise finalizada e aprovada, começa a vistoria técnica e a empresa recebe o AVCB, Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros, que demonstra que a empresa está seguindo corretamente o que a Lei de Prevenção ao Incêndio e Pânico.
O 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Feira de Santana é dividido em companhias e atende a 42 municípios da Bahia. De acordo com o comandante, essa expansão da corporação, especialmente para o interior do estado, fez com que a área de abrangência da unidade diminuísse, pois o batalhão já chegou a atender 108 dos 417 municípios da Bahia.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.