Banda de Feira de Santana GaiaBeta vence prêmio de melhor álbum de rock da Bahia em 2025
Foto: Divulgação

A banda de rock GaiaBeta colocou Feira de Santana em destaque no cenário do rock baiano ao vencer a premiação de Melhor Álbum de Rock/Metal da Bahia lançado em 2025, em votação popular promovida pelo site Bahia Pesada. O resultado foi divulgado após o encerramento da votação no dia 5 de dezembro.

Para a votação, foi disponibilizado um formulário em uma rede social do Bahia Pesada. Ao todo, quase 50 bandas concorreram ao prêmio. Cada pessoa podia votar apenas uma vez, utilizando um endereço de e-mail válido. O álbum de estreia da banda feirense, Gate of GaiaBeta, garantiu o primeiro lugar.

Banda de Feira de Santana GaiaBeta vence prêmio de melhor álbum de rock da Bahia em 2025
Capa do álbum “Gate of GaiaBeta” – Reprodução

O estilo da banda combina power metal e heavy tradicional, com influências de Iron Maiden, Hammerfall e Helloween e está presente no cenário desde outubro de 2017. Integram o grupo Marcos Diantoni como vocalista, Mr. Kitaro e Fábio Meskita nas guitarras, Valter Filho na bateria e Junior Macgyver no baixo.

Além do reconhecimento a nível estadual, o GaiaBeta vive um momento de projeção internacional. O grupo possui contrato com a Pitch Black Records, gravadora europeia responsável pelo lançamento mundial do álbum, realizado no dia 16 de maio deste ano. O disco está disponível em lojas físicas de CD em diversos países da Europa e já chegou também aos Estados Unidos.

Segundo Marcos Diantoni, essa é a segunda gravadora europeia com a qual a banda trabalha. O primeiro contato internacional surgiu a partir de um vídeo simples de ensaio publicado no Instagram, que chamou a atenção de produtores estrangeiros. Um dos singles, Back to the Past, chegou a ocupar o primeiro lugar no iTunes de Portugal por quase duas semanas.

O álbum Gate of GaiaBeta também tem recebido a atenção de críticos musicais especialistas em heavy metal de países como Portugal, Espanha, Lituânia, Polônia, Itália, Inglaterra, Alemanha e Grécia, que publicaram avaliações positivas. O vocalista destaca, inclusive, uma entrevista concedida à revista Metal Hammer, da Grécia, uma das mais tradicionais publicações do gênero musical no mundo.

Projeções para 2026

Após o reconhecimento da votação, para 2026, a banda planeja ampliar sua atuação no Brasil e no exterior. As avaliações positivas vindas da Europa abriram portas na região sudeste do país, onde o estilo é mais difundido. O grupo também já recebeu convites para apresentações fora do Brasil, que dependem de ajustes financeiros para serem concretizados.

Atualmente, o GaiaBeta mantém parcerias no setor musical, envolvendo empresas de destaque na fabricação de instrumentos e acessórios utilizados por músicos profissionais. A banda segue em busca de novos parceiros interessados em associar suas marcas ao projeto.

Ao falar sobre a conquista, Marcos Diantoni agradeceu o espaço dado à cena independente e destacou o orgulho de representar Feira de Santana. “É estranho já sermos mais falados fora do que na nossa própria cidade. Amamos Feira. Onde vamos, levamos o nome da nossa cidade. Ficamos felizes em mostrar que os filhos da terra podem fazer música autoral de qualidade”, afirmou ao Acorda Cidade.

Instagram da banda: @gaiabeta

Com informações do jornalista Gabriel Gonçalves do Acorda Cidade

Matéria escrita pelo estudante de jornalismo Davi Cerqueira sob supervisão da jornalista Jaqueline Ferreira, ambos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.