Andréa Trindade
Os bancos entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (27). A decisão foi aprovada durante uma assembleia realizada nesta quinta-feira (22) na sede do Sindicato dos Bancários, em Feira de Santana e em diversas cidades do pais.
De acordo com Edmilson Cerqueira, do sindicato em Feira de Santana, a plenária rejeitou a proposta de reajuste de 7,8% apresentada Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Para a categoria a mesma não apresenta praticamente nada de aumento real.
“Os banqueiros obtiveram um crescimento acima de 30% apresentando lucros astronômicos, o que não justifica este tratamento com os colaboradores que com o seu trabalho, ao longo do ano, foram os verdadeiros responsáveis pela grandiosa rentabilidade. É um absurdo”, desabafou Eliezer Ferreira, diretor do Sindicato.
Antes de deflagrar a greve o sindicato realizou três paralisações em três grandes agências da cidade. Segundo a presidente, Sandra Freitas, as paralisações eram realizadas como forma de advertência às negociações sem sucesso entre bancários e banqueiros, uma vez que, em todas as rodadas de negociações os bancários rejeitaram todas as propostas apresentadas.
A categoria reivindica reajuste salarial e melhores condições de trabalho e segurança, além de outros benefícios. Cerca de 200 bancários aprovaram a greve na assembleia. No ano passado 100% das agências fecharam durante o movimento que durou duas semanas.
Fotos: Edmilson Cerqueira