O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher de Feira de Santana, realizou, em maio de 2025, diversas ações para evitar a redução do estoque de leite humano durante o período das festas juninas.
Para garantir o abastecimento, o BLH lançou uma campanha para intensificar as visitas externas e realizou coletas junto às puérperas internadas na unidade hospitalar. O objetivo é assegurar o alimento para recém-nascidos prematuros e com baixo peso internados na UTI neonatal do Hospital da Mulher (HIPS).
De acordo com Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite Humano do HIPS, as ações realizadas em maio serão ampliadas em agosto, durante a campanha “Agosto Dourado”.
“Nossa meta é sempre o amanhã. Avançamos bastante com a campanha de maio, mas o BLH ainda está com estoque abaixo do ideal para atender à demanda dos bebês internados. Atualmente, temos apenas 219 litros, quando o necessário seria 600 litros. Conseguimos recuperar parte do estoque para não comprometer o atendimento dos bebês”, afirmou.
Segundo a enfermeira referência do BLH do HIPS, o leite materno é essencial para a recuperação e o desenvolvimento dos recém-nascidos, por ser o alimento mais completo e adequado.
“O Banco de Leite Humano coleta, processa e distribui leite materno para os bebês que precisam. Atualmente, nosso estoque pronto para distribuição ocupa apenas um dos seis freezers disponíveis”, ressaltou Nadja Vieira.
A coordenadora também reforça o convite às mulheres saudáveis que estão amamentando e produzem leite em excesso para se tornarem doadoras. Interessadas podem entrar em contato com o BLH pelos telefones (75) 3602-7182 ou 3602-7156. O serviço envia uma equipe até a casa da doadora para fazer a coleta e fornecer todo o material necessário para o processo de doação.
Além da coleta, o BLH também oferece orientação e apoio à amamentação para as mães no Hospital da Mulher, localizado na rua da Barra, nº 705, no bairro Jardim Cruzeiro.
Informações da Secom da Prefeitura de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.