Acorda Cidade

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de toda a Bahia têm até o final de 2017 para instalar o sistema de vídeomonitoramento nos veículos, segundo o que determina a portaria 238/2014 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De acordo com o instrutor teórico da autoescola Amorim, José João, a medida visa garantir mais segurança aos condutores durante as aulas e busca prevenir acidentes de trânsito.

“É um desejo do Denatran, que já vem fazendo algumas mudanças na lei, pois a quantidade de acidentes que existe hoje no trânsito brasileiro é muito grande. Cerca 48 mil pessoas perdem suas vidas anualmente e tanto o Denatran, através do Contran, quanto as CFCs do Brasil inteiro, estão trabalhando em uma educação muito voltada para diminuir esses números, cada dia que passa. E a telemetria está chegando justamente para ajudar um pouco mais nessa avaliação”, afirmou o instrutor

Ele explica que com as câmeras dentro do carro, será feito o acompanhamento das aulas junto com o trabalho do instrutor prático, que terá um tablet onde irá preparar suas aulas. Ao final de cada término de aula ele vai ter que fazer uma avaliação técnica.

O proprietário da autoescola Amorim, Edgar Júnior, diz que as instalações nos veículos do centro de formação já começaram a ser feitas, e em 1º de março já começam a funcionar. Ele informa que haverá um custo adicional pelo serviço, que será cobrado pelo Detran, no momento da compra do laudo.

“A telemetria será cobrada junto com o laudo, vai vir embutida na taxa. Muitas pessoas pensam que é a autoescola que está cobrando, mas não é. Essa taxa deve girar em torno de R$ 300. O Detran vai acompanhar as aulas online em um computador central. Basta ter um instrutor ou aluno fora do carro que a aula não é validada. Esse acompanhamento é feito também pelo dono da autoescola. E o objetivo principal é evitar fraudes”, informou o empresário.

Edgar Júnior informou também que a autoescola Amorim está com uma promoção de 20% de desconto na primeira habilitação. Os interessados podem se dirigir ao centro de formação, situado na Avenida João Durval Carneiro, nº 1401, bairro Brasília, e garantir o desconto. O telefone para contato é o 75. 9 9301-9030.