Feira de Santana

Audiência pública discute combate a incêndio em Feira de Santana

O prefeito Tarcízio Pimenta, durante a audiência pública, anunciou a doação de um terreno onde funcionará o 2º Grupamento de Bombeiros Militar da cidade

Daniela Cardoso

Uma audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) no Centro de Cultura e Arte (Cuca) para debater o combate a incêndios em Feira de Santana. Durante o evento foi debatido métodos preventivos para incêndios, além de ficar definido que a prefeitura vai fazer um convênio, que três anos não funciona em Feira de Santana, onde haverá a liberação do alvará de funcionamento de estabelecimentos, depois que houver a inspeção com a participação de bombeiros.
 
O diretor da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest), Sérgio Aras, informou que apenas Feira de Santana e Salvador, possuem uma legislação própria no sentido da fiscalização do Corpo de Bombeiros antes da liberação dos alvarás para funcionamento dos estabelecimentos.
 
Aras destacou que a legislação prevê que as edificações comerciais e industriais devem possuir pessoal treinado, equipamentos e planos de ação para o combate a incêndios
 
O deputado José Neto afirmou que irá formular uma política de combate a incêndio mais intensa e compartilhada entre o município e o estado. “Vamos trabalhar para que essas medidas sejam efetivadas. Não é possível que a Bahia não tenha um Código de incêndio, pois dessa forma várias ações ficam comprometidas”, disse.
 
Atualmente a cidade conta com três veículos de combate a incêndio, porém um deles está em manutenção. Neto informou que Feira de Santana será beneficiada com mais um veículo e passará a contar novamente com três até que o outro será liberado. “Vai chegar outro veículo para suprir a necessidade”, afirmou.
 
Grupamento de Bombeiros Militar
 
O prefeito Tarcízio Pimenta, durante a audiência pública, anunciou a doação de um terreno onde funcionará o 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Feira de Santana (2º GBM) que deverá funcionará na rua Santos Dumont e dará suporte ao centro da cidade.
 
Novos Hidrantes 
 
Durante o evento também foi anunciada, oficialmente, a instalação de 40 novos hidrantes para a cidade, que representa um investimento de 711 mil. Os novos hidrantes serão instalados no centro da cidade, no Parque de Exposições, no Presídio Regional e na feira do bairro Cidade Nova. De acordo com o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, a instalação deve começar no mês de julho.
 
Abelardo Oliveira, informou ainda que a empresa será responsável pelo abastecimento dos hidrantes, mas destacou que a prefeitura e as empresas também tem obrigação. “Todas as grandes empresas e empreendimentos devem ter os seus hidrantes e deve haver essa união para ajudarmos a prevenir esses grandes incêndios”, afirmou.
 
Ações preventivas 
 
Outra novidade anunciada na audiência pública foi o treinamento para ações preventivas que será ministrado por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Defesa Civil às pessoas que trabalham no centro comercial de Feira de Santana.