Laiane Cruz e Ney Silva
Um ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo realizado na manhã desta segunda-feira (11) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A ação teve início por volta das 7h30 com panfletagem, no pórtico de entrada da universidade e partiu de uma mobilização de núcleos de pesquisas do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da instituição.
O evento terá ainda com um debate com o professor Jairnilson Paim, da Ufba, que tem sido precursor do Sistema Único de Saúde. A professora doutora do curso de Fármacia, Tatiane Alencar, informou que o ato também conta o apoio de organizações da sociedade civil, como o Fórum Popular de Saúde de Feira de Santana, e está acontecendo devido às constantes ameaças que o SUS tem sofrido.
“O nosso Sistema Único, diante dessas mudanças que vem ocorrendo tem sido alvo de constantes ameaças. Esses problemas podem ser ainda mais ampliados se nós não nos posicionarmos em defesa do SUS, que é uma conquista do povo brasileiro”, afirmou a professora.
Ela destacou que o SUS passa por problemas diversos, que vão desde a gestão, o financiamento à falta de recursos, mas que desenvolve diversas ações de promoção à saúde da família, “Os SUS desenvolve ações de prevenção, de promoção da saúde, vigilância sanitária, programas de saúde da família. Por ano, o SUS faz mais de 12 milhões de internações hospitalares, mais de 1 milhão de procedimentos em atenção primária, 150 milhões de consultas médicas, também é responsável pelos serviços mais caros, que os planos de saúde muitas vezes não querem fazer. Temos o tratamento para câncer, e mesmo quem tem plano faz pelo SUS”, informou Tatiane Alencar.