Daniela Cardoso
Funcionando de forma privatizada há cerca de quatro meses, os Cartórios de Registro Civil de Feira de Santana estão sendo alvo de reclamações da população. Os cartórios do primeiro e do segundo ofício estão instalados no bairro Kalilândia. Antes de serem privatizados, eles funcionavam nas dependências do Fórum Felinto Bastos.
O administrador Anderson de Lima Paim estava insatisfeito com o atendimento. Ele afirmou que após a privatização, ao invés de melhorar, o atendimento piorou. “A gente vem para cá e é humilhado. Perdemos o dia todo para resolver alguma coisa aqui”, afirmou.
Leonildes Queiroz também reclamou da demora no atendimento. “Eles dizem que minha senha é prioritária, mas peguei o número 35. Não sei que horas vou sair daqui. Já tenho mais de três horas esperando e ainda se a pessoa ficar com sede, tem que comprar água, pois aqui não tem copo. A situação é muito complicada”, reclamou.
O segurança Sérgio de Jesus reclamou da demora dos cartórios para emitir as certidões. “Eles pedem oito dias para entregar, mas a gente chega aqui pela tarde e fica um tempão aguardando. Todos os dias é a mesma coisa”, disse.
A oficiala dos cartórios, Ieda Siqueira, disse que existe um grande esforço dela e da equipe para atender bem a população. Ela pediu paciência e compreensão às pessoas e disse que no mês de janeiro a demanda aumenta, já que muita gente procura os cartórios para solicitar segundas vias de documentos.
“Temos nos empenhado ao máximo para atender a população, mas encontramos uma estrutura precária de pessoal, além de uma demanda reprimida, que estamos, na medida do possível, tentando melhorar, mas não é fácil. Vamos chegar ao 4º mês de funcionamento, criamos uma estrutura boa, separamos o atendimento por setor e estamos nos organizando para oferecer o melhor para a população”, afirmou.
Ieda disse ainda que apesar da grande demanda, todas as pessoas que entram no cartório são atendidas. “Antes no Fórum, existia um limite de atendimento, agora não temos mais. Atendemos das 8 às 16h e é preciso ter paciência, pois estamos nos empenhando para fazer o melhor”, ressaltou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade