Na tarde da última sexta-feira (25), políticos e parte da imprensa de Feira de Santana visitaram as instalações do Hospital Estadual da Criança (HEC), que completou seis meses de funcionamento com 48.444 atendimentos.
Participaram da visita, o deputado Zé Neto, líder do Governo na Assembléia Legislativa, a diretora do HEC,
Edilma Reis, o médico André Guanaes, presidente do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), órgão gestor do hospital, os vereadores Marialvo Barreto, Ângelo Almeida, Ailton Mô, o deputado Carlos Geilson, além de representantes dos veículos de comunicação.Segundo a diretora Edilma Reis, o objetivo da visita, que será realizada continuamente, é apresentar o espaço para que a sociedade possa fiscalizar as atividades desenvolvidas pelo HEC.
VISITA
Durante aproximadamente duas horas, a direção do hospital esclareceu dúvidas dos visitantes, que conheceram os 96 leitos de internamento, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que já corresponde a 64% da capacidade prevista para o primeiro ano de funcionamento (150 leitos).
O HEC também conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (Emergência) que oferece mais 37 leitos, sendo que destes, sete são unidades de estabilização que funcionam, na prática, como “UTIs” na Emergência. Somente neste setor, já foram realizados 16.423 atendimentos, o que representa uma média de 100 pacientes por dia.
A direção do Hospital também apresentou aos visitantes a modalidade de atendimento através do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), isto é, através de um sistema de triagem hospitalar criado pelo Ministério da Saúde, que classifica o paciente conforme a prioridade com relação ao seu risco de saúde.
AMPLIAÇÃO NO ATENDIMENTO
A direção do Hospital confirmou que a unidade deverá estar em total funcionamento após dois anos de atendimento, um parâmetro comum para um hospital dessa complexidade. A partir do mês de abril, o atendimento ambulatorial do HEC será ampliado, e especialidades como ortopedia, pneumologia, endocrinologia, hematologia, hebiatria, gastroenterologia, neurocirurgia, anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, nefrologia, urologia, dentre outras, estarão sendo oferecidas na unidade. ( Assessoria do deputado José Neto)