Laiane Cruz
É realizado neste sábado (18), em Feira de Santana, o 1º Encontro Regional de Assistentes Sociais. O evento, que acontece até as 17h, é promovido por profissionais e estudantes da área auditório do Colégio Estadual Gastão Guimarães.
Assistentes sociais de cerca de 20 cidades da Bahia estão participando do evento. De acordo com uma das organizadoras, Fernanda Brito Pinheiro, 170 pessoas compareceram ao encontro.
A assistente social afirma que o propósito do encontro regional é capacitar profissionais e estudantes. Segundo Fernanda Brito, em janeiro deste ano foi criado um grupo no aplicativo de bate-papo whatsapp para compartilhamento de materiais, apoio, avisos de concursos públicos e cursos.
“A grande dificuldade é um profissional apoiando o outro. E na região é muito problemática a questão de espaços, de palestras de grande porte. O papel do assistente social é garantir direitos perante as políticas públicas para mostrar que em todas as áreas eles possuem direitos garantidos por lei nos âmbitos municipal, estadual e federal”, informou.
A presidente do Conselho das Assistentes Sociais, Ângela Persico, afirmou que a procura pelo encontro foi muito maior do que o esperado, e acredita que no próximo ano será necessário fazer o evento em um espaço maior.
Ângela informou que no evento estão sendo discutidas políticas de assistência e de saúde, e que têm a participação efetiva dos assistentes sociais. Segundo ela, a assistência social foi uma das áreas que mais cresceu por conta dos programas oferecidos pelo governo, que exigem concurso público.
“A área que de agora em diante vai crescer mais será a do terceiro setor, das ONGs e das fundações porque elas vão estar ampliando os seus serviços, os seus projetos, e a gente vai precisar do profissional assistente social. Nós a cada dia mais temos que buscar conhecimento porque a cada dia a demanda de situações sugere que a gente esteja atualizado”, salientou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.