
Foi assinado na manhã desta quinta-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, o convênio com a Santa Casa de Misericórdia para a construção do Hospital Baiano de Oncologia de Feira de Santana (HBO). O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve no terreno, no bairro Queimadinha, ao lado da secretária de saúde, Roberta Santana, e de outras autoridades para realizar o ato de autorização.
O novo hospital se une ao Unacon, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia que já existe na cidade, para ampliar o acesso ao tratamento oncológico e à estrutura desse tipo de assistência na região. Inclusive, o novo HBO será construído na Rua Carlos Valadares, ao lado da Unacon.

Ao Acorda Cidade, Roberta Santana destacou a união de esforços entre Feira de Santana, empresários, deputados e governos estadual e municipal para o enfrentamento do câncer na Bahia. O HBO é uma das pautas promissoras da Missão Brasília, realizada em setembro e que já prosperou.
“Feira de Santana é um polo de alta complexidade e aqui hoje se reafirma como tal, com a importância desse hospital, que é o Hospital Dom Pedro, com o Hospital do HEC, que é o Hospital da Criança, que também faz tratamento oncológico, há 15 anos foi implantado pelo governo da Bahia e que hoje garante o tratamento de mais de 10 mil quimioterapias realizadas lá. Esse novo hospital se soma à Unacom, que é uma referência hoje, uma unidade de oncologia no interior que atende 71 municípios dessa macrorregião e que a gente tem oportunidade aqui, são mais de 30 mil radioterapias e 36 mil quimioterapias realizadas”, disse a secretária.

O novo hospital terá 90 leitos, resultado de investimentos de 91 milhões. A unidade contará com 20 leitos de UTI, seis salas cirúrgicas e equipamentos modernos como Densitometria Óssea, Ressonância, Tomografia e espaço para PET-CT.
“Eu estou muito feliz de ser de Feira de Santana e fazer parte dessa história, desse marco que se consolida hoje com a força da Santa Casa, que há 166 anos presta serviço à população, não só de Feira de Santana, mas de toda a região, e que agora o governador Jerônimo Rodrigues faz esse marco importante.”

Jerônimo Rodrigues reforçou que, para além dos esforços políticos firmados para a implementação do HBO em Feira, o objetivo principal deve ser o cuidado com as pessoas mais pobres, que, inclusive, são as mais afetadas desproporcionalmente pelo câncer em termos de mortalidade e diagnóstico tardio.
O governo federal investirá 2 bilhões e meio no enfrentamento do câncer na Bahia, incluindo a ampliação do Aristides Maltez.

“Os 91 milhões são só a obra, depois, se eu conseguir parcerias [para pagar outros investimentos no HBO], senão quem vai pagar a conta dos equipamentos sou eu. Na agenda ali são os equipamentos que o Ministério já topou, já tem aí um acelerador já garantido aqui. Segundo o Mozart, que é o secretário nacional, ele acha que dentro dos próximos 5, 6 meses já está aqui. Mas os equipamentos de leitos, de ocupação, de tudo que for, vamos correr atrás de dinheiro. Se não tiver, eu dou meus pulos para a gente contar esse dinheiro”, garantiu o governador.
A provedora da Santa Casa de Misericórdia, Fernanda Reis, afirmou ao Acorda Cidade que essa é a maior obra da instituição. O investimento surge para aumentar o suporte e melhorar as possibilidades de assistência ao paciente oncológico em todo o estado.

“Hoje o Dom Pedro de Alcântara e a Unacom são a referência de Oncologia não só em Feira de Santana, mas para mais 70 municípios, e hoje a gente consegue atender pacientes de mais de 100 municípios.”
Segundo Fernanda, o hospital terá 220 leitos, superando os 170 leitos atuais do Dom Pedro, oferecendo mais leitos de internamento, cirurgias e UTI. O HBO atenderá pacientes de 71 municípios da região macro-leste da Bahia, funcionando 24 horas com leitos de UTI, enfermaria, centro cirúrgico e emergência. A primeira etapa da obra, com 90 leitos, tem previsão de conclusão em 24 meses, podendo ser antecipada para 20 meses.
“Já tratamos o paciente oncológico de forma integral, já tem quimioterapia, radioterapia, internamento clínico, cirurgia, consulta oncológica. Então aqui a gente vai seguir com mastologia, urologia, nós também temos ortopedia oncológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, todas as áreas que a gente já atende aí aos nossos pacientes.”

O deputado federal José Neto (PT) também participou da cerimônia. De acordo com Zé Neto, ele investiu nos últimos três anos mais de 29 milhões no Hospital Dom Pedro. No novo empreendimento, serão 10 milhões e 600 mil investidos pelo deputado.

“Só nesse empreendimento tem quase 10 milhões e 600. Para quê? Para iniciar a obra e fazer esse upgrade. O governador abraçou, a secretária Roberta abraçou, está tudo aqui combinado. Fomos junto com a Missão Brasília ao ministro Padilha, que também abraçou. E eu estou aqui dizendo a vocês: Feira ganha o segundo hospital geral do câncer da Bahia. Hoje eu também deixei aqui uma ambulância nova para o Dom Pedro, que é o hospital em que eu nasci”, disse o deputado.
Para o prefeito José Ronaldo (União Brasil), a unidade deve ficar pronta em até três anos, ampliando a oferta de atendimento e salvando vidas na região de Feira de Santana. A previsão para o início das obras é em dezembro de 2025, com a inauguração da pedra fundamental.

“É um número extraordinário de pessoas que aqui são atendidas diariamente. Essa unidade aqui [Santa Casa], fruto de uma união de todos, com certeza absoluta será importante para ampliação do número de ofertas de atendimento na área de oncologia, ou seja, na área do câncer. Infelizmente, essa doença tem aumentado; o número de pessoas que precisam de atendimento é significativo, então é realmente importante essa união de todos para que essa unidade aqui seja construída e vai ser construída e entregue em boas mãos”, acrescentou o prefeito de Feira.
Ao lado de José Ronaldp estava o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Projeto do Hospital Baiano de Oncologia é apresentado na Câmara Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram