Com a bagagem lúcida de um pensador econômico brasileiro às vésperas de completar 100 anos, o livro Do Processo Inflacionário como Subsídio Estatal à Concentração da Renda Privada será lançado no próximo dia 6 de maio, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O autor da obra, o historiador e economista pernambucano Dr. Givaldo Peixoto fará sessão de autógrafos com um convite aos leitores para reavaliarem as políticas monetárias e o impacto da inflação na distribuição de renda. O livro é um chamado para reflexão sobre como o sistema econômico atual impacta a vida de milhões de brasileiros, especialmente os mais vulneráveis.
“A moeda não é um ser vivo; é um instrumento público de remuneração e redistribuição da renda nacional”, reflete Dr. Givaldo Peixoto cuja visão sobre o tema caminha na contramão das políticas tradicionais, que focam no aumento de juros e no controle estrito da moeda.
A obra reflete o estudo do pesquisador que presenciou diversos ciclos econômicos e participou de debates fundamentais que marcaram a Constituição Brasileira de 1988. Nascido em Exu, no sertão de Pernambuco, Dr. Givaldo tem trajetória marcante como educador, jurista e pensador constitucional. Entre seus feitos, destacam-se a fundação de escolas em sua cidade natal e a luta intensa pela democratização do acesso à educação.
Aos 100 anos, Dr. Givaldo Peixoto é prova de que idade não é barreira para o conhecimento.
“Além de escritor, é um colecionador dedicado de livros sobre economia e história monetária. Ao longo da vida trocou correspondências com figuras influentes no meio político e empresarial, como Ulisses Guimarães, Miguel Arraes e Antônio Ermírio de Morais”, pontua a curadora e diretora do Studio Palma Ester Figueiredo, que vem articulando visibilidade para a obra e o autor.
Fruto de seis décadas de pesquisa, o livro Do Processo Inflacionário como Subsídio Estatal à Concentração da Renda Privada traz uma crítica embasada à teoria econômica vigente e aponta perspectivas inovadoras para as futuras gerações de economistas. Publicado pela Lisbon International Press, a obra está à venda por R$ 63,90 na Livraria Ipê das Letras.
“A dimensão humanitária da pessoa de Dr. Givaldo Peixoto não pode ser separada da sua obra. Debruçou-se à literatura econômica na solidão dos livros do seu gabinete para ofertar reflexões das profundas transformações advindas da organização política e econômica que impactam no cotidiano das pessoas”, conclui a curadora Ester Figueiredo.
Sobre o Studio Palma
Criado em 2023, o Studio Palma é uma empresa de agenciamento literário que tem como propósito promover conhecimento em literatura, educação, cultura, arte e formação humana. Entendendo que a vida é (com)partilhada e a literatura é uma lente de formação para criar e interpretar o mundo, direcionando a experiência acadêmica e de curadoria para a consultoria no campo da literatura e educação, agenciamento de autores e consultoria literária.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.