13º Julho das Pretas

Aquilombamento como resistência marca o 9⁰ Encontro Moviafro de Mulheres Negras; saiba como participar

O 9⁰ Encontro Moviafro de Mulheres Negras (EMMN) acontece no dia 12 de julho, das 9h às 13h, no teatro do Colégio Georgina de Melo Erismann.

Atividade da Moviafro no Julho das Pretas - mulheres negras
Foto: Divulgação

Celebrando o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Teresa de Benguela, a Associação Cultural Moviafro, por meio do seu Núcleo de Mulheres Negras, promove no dia 12 de julho, das 9h às 13h, o 9⁰ Encontro Moviafro de Mulheres Negras (EMMN). O evento acontecerá no teatro do Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, em Feira de Santana.

Com o tema “O aquilombamento como ato de resistência das mulheres negras na (re)construção do bem viver”, o encontro reforça o compromisso com a valorização das lutas das mulheres negras e, pelo terceiro ano consecutivo, integra a programação do Julho das Pretas, iniciativa do Odara – Instituto da Mulher Negra que chega a sua 13ª edição.

Uma das grandes novidades desta edição é a participação internacional: pela primeira vez, o evento contará com a presença de duas mulheres negras cubanas, ampliando os diálogos entre mulheres negras de diferentes territórios das Américas. Também participarão uma representante dos povos originários, uma representante quilombola e uma mulher das religiões afro-brasileiras — esta última será a homenageada principal do encontro.

Homenagens e Reconhecimentos

Sara Prado Foto: Leon D’Lisboa Tremme

Durante o evento, dez mulheres negras que se destacam na luta contra o racismo, a misoginia e pela promoção da equidade de gênero e raça serão condecoradas com a Medalha Rainha Teresa de Benguela. Entre as homenageadas estão a Secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, e a Diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sara Prado.

Juciara Alves (Kota Sanguluisa)
Foto: Arquivo Pessoal
Juciara Alves (Kota Sanguluisa) Foto: Arquivo Pessoal
Angela Guimarães
Angela Guimarães | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além da medalha, também serão concedidos o Certificado de Reconhecimento Mulheres Negras em Movimento e o Certificado de Menção Honrosa a personalidades que contribuem de forma significativa para as pautas das mulheres negras.

Inscrições e certificação

O encontro é gratuito e oferecerá certificado de participação com carga horária de 5 horas. Para garantir o certificado, é necessário realizar inscrição prévia por meio deste link aqui ou presencialmente, no dia do evento.

13ª edição do Julho das Pretas

O Julho das Pretas é uma ação política anual criada em 2013 pelo Instituto Odara – Instituto da Mulher Negra. Inspirada no 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino‑Americana e Caribenha (instituído em 1992 pela ONU) e no Dia Nacional de Tereza de Benguela (instituído no Brasil em 2014 pela Lei12.987) – a agenda mobiliza organizações e movimentos de mulheres negras em todo o país, mas também além das fronteiras.

A agenda é organizada pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira. Este ano, conta com a mobilização dos Comitês Impulsores da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que acontece pela segunda vez este ano, no dia 25 de novembro, em Brasília.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram