
Celebrando o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Teresa de Benguela, a Associação Cultural Moviafro, por meio do seu Núcleo de Mulheres Negras, promove no dia 12 de julho, das 9h às 13h, o 9⁰ Encontro Moviafro de Mulheres Negras (EMMN). O evento acontecerá no teatro do Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, em Feira de Santana.
Com o tema “O aquilombamento como ato de resistência das mulheres negras na (re)construção do bem viver”, o encontro reforça o compromisso com a valorização das lutas das mulheres negras e, pelo terceiro ano consecutivo, integra a programação do Julho das Pretas, iniciativa do Odara – Instituto da Mulher Negra que chega a sua 13ª edição.
Uma das grandes novidades desta edição é a participação internacional: pela primeira vez, o evento contará com a presença de duas mulheres negras cubanas, ampliando os diálogos entre mulheres negras de diferentes territórios das Américas. Também participarão uma representante dos povos originários, uma representante quilombola e uma mulher das religiões afro-brasileiras — esta última será a homenageada principal do encontro.
Homenagens e Reconhecimentos
Durante o evento, dez mulheres negras que se destacam na luta contra o racismo, a misoginia e pela promoção da equidade de gênero e raça serão condecoradas com a Medalha Rainha Teresa de Benguela. Entre as homenageadas estão a Secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, e a Diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sara Prado.
Além da medalha, também serão concedidos o Certificado de Reconhecimento Mulheres Negras em Movimento e o Certificado de Menção Honrosa a personalidades que contribuem de forma significativa para as pautas das mulheres negras.
Inscrições e certificação
O encontro é gratuito e oferecerá certificado de participação com carga horária de 5 horas. Para garantir o certificado, é necessário realizar inscrição prévia por meio deste link aqui ou presencialmente, no dia do evento.
13ª edição do Julho das Pretas
O Julho das Pretas é uma ação política anual criada em 2013 pelo Instituto Odara – Instituto da Mulher Negra. Inspirada no 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino‑Americana e Caribenha (instituído em 1992 pela ONU) e no Dia Nacional de Tereza de Benguela (instituído no Brasil em 2014 pela Lei12.987) – a agenda mobiliza organizações e movimentos de mulheres negras em todo o país, mas também além das fronteiras.
A agenda é organizada pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira. Este ano, conta com a mobilização dos Comitês Impulsores da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que acontece pela segunda vez este ano, no dia 25 de novembro, em Brasília.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram