Feira de Santana

Apresentado projeto do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Feira de Santana

Também participaram do encontro prefeitos e representantes dos municípios de Serra Preta, Tanquinho, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Conceição do Jacuípe, Santa Bárbara, Anguera, Riachão do Jacuípe e São Gonçalo dos Campos.

Apresentado projeto do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Feira de Santana Apresentado projeto do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Feira de Santana Apresentado projeto do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Feira de Santana Apresentado projeto do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Feira de Santana

Acorda Cidade

Com o objetivo de consolidar a Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS) foi apresentado para prefeitos e representantes de dez municípios a minuta do projeto para a criação do Conselho de Desenvolvimento da RMFS. A apresentação, que aconteceu na segunda-feira (16), em Feira de Santana, foi realizada por representantes das Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Governo do Estado.

A atividade foi um desdobramento do encontro entre o governador Rui Costa, os prefeitos da região, e os secretários estaduais do Planejamento (Walter Pinheiro) e de Desenvolvimento Urbano (Nelson Pelegrino), ocorrido no último dia 9.

De acordo com o Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, os prefeitos agora vão se reunir para debaterem a proposta. “Trouxemos a minuta, agora os representantes municipais vão discuti-la para que possamos construir algo que contemple a região, pois existem questões comuns a todas essas cidades”, explicou Muricy, que esteve acompanhado do Diretor de Planejamento Territorial da Seplan, José Barreto.

“Essa é uma discussão de extrema importância para os municípios da região, pois todas as questões metropolitanas, como tratamento de resíduos sólidos, transporte público e até uma ampliação de uma adutora, serão discutidas nesse novo ente inter federativo”, afirmou o Superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Sedur, Armindo Gonzalez, que lembrou ainda que, após a criação do Conselho, o próximo passo para a consolidação da RMFS será a realização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado.

Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana, Antônio Carlos Borges, o momento agora é de aprofundar as discussões e trazer as propostas à minuta do projeto apresentado pelo Governo do Estado. “É uma questão que vai definir nosso futuro para os próximos 30 anos”, resumiu Borges.

Também participaram do encontro prefeitos e representantes dos municípios de Serra Preta, Tanquinho, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Conceição do Jacuípe, Santa Bárbara, Anguera, Riachão do Jacuípe e São Gonçalo dos Campos.