
Muitas ruas de Feira de Santana amanheceram nesta sexta-feira (21) com o rastro de bagunça e destruição por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade na noite de quinta-feira (20). Na Rua Pelé, mais precisamente na transversal Caminho Casa Nova, no bairro Cidade Nova, moradores estão enfrentando muita lama após a devastação da água. Com os bueiros entupidos e muita areia de um serviço incompleto na região, a situação tem sido complicada para quem precisa transitar pelas ruas.
Marcas na parede mostram que água chegou a atingir quase 1 metro de altura.

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local nesta manhã e constatou o estrago devido à falta de estrutura da região. Uma senhora, que não quis se identificar, estava varrendo a rua para ajudar a desentupir as bocas de lobo.
“As bocas de lobo todas entupidas, a prefeitura fez um serviço de varrição, deixou a areia toda na praça, aí o que acontece? Quando a chuva vem, a areia dizima pela rua inteira. Agora as bocas de lobo estão todas cheias; o serviço que foi feito não foi limpo, as bocas de lobo continuam todas cheias de areia, cheias de terra, já estavam entupidas. O volume da água começou, as chuvas começaram a partir das 6h e foram até a meia-noite. A inundação chegou a 50 metros da rua. A metade da rua praticamente ficou ilhada.”

Ela relatou que levou quase 2h após as chuvas para a água escoar. “Sempre que chove é assim, e para o escoamento de 10 metros, para escoar de uma casa para outra, levou-se duas horas. E o volume de água não baixava. Agora a rua Pelé está imunda. A transversal, que é o caminho Casa Nova, está pior ainda. Está um lamaçal terrível e eu estou aqui limpando pelo menos as bocas de lobo”, disse ao Acorda Cidade.

Murilo Freitas, morador da Cidade Nova há mais de 40 anos, também relatou as dificuldades que os moradores estão enfrentando após as chuvas. Com muita lama, as vias, como o Caminho Itapebi, estão intransitáveis para pedestres que correm o risco de se acidentar.
Freitas cobrou uma resposta das autoridades públicas e fez um chamado para que os políticos invistam no bairro, que já possui 56 anos e foi o primeiro conjunto habitacional de Feira de Santana. Ele pede a implementação de uma rede de esgotamento sanitário, além de melhorias como limpeza das ruas e das bocas de lobo.

“No bairro não tem rede de esgoto sanitário, então 95% das residências aqui, ou até mais, canalizam na rede pluvial, que é para receber essa água da chuva. Está até melhor porque o prefeito fez uma obra aqui. A drenagem, quando demora muito, a água escoa. Antigamente ficavam alagadas aqui todas as ruas.”
O morador também atribuiu o problema dos entupimentos dos bueiros aos próprios moradores que vedam as bocas de lobo por conta do mau cheiro que fica nas ruas.

“Tem moradores, pelo forte mau cheiro de fezes, urina, tapando os bueiros. Os moradores têm culpa disso também, que estão tapando, concretando a boca de lobo. Pra onde essa água vai? A tendência é ir para os locais mais baixos.”
“A gente está clamando ao governo do estado, ao vereador Silvio Dias, que é do lado do governador também, que implante urgentemente a rede de esgoto sanitário para o bairro da Cidade Nova. Peço aqui aos moradores que não entupam a boca de lobo, porque ele concretando vai prejudicar quem mora aqui; automaticamente essa água não vai escoar.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.