Após denúncias de lixões irregulares no bairro Muchila, Sesp promete criação de estação temporária para descarte
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradores do bairro Muchila procuraram a reportagem do Acorda Cidade para denunciar uma situação constante. O descarte irregular de lixo em áreas que prejudicam o dia a dia dos moradores do entorno. Alguns pontos do bairro praticamente se tornaram lixões pela quantidade de entulho descartado diariamente por pessoas de diversas localidades da cidade.

Durante a reclamação veiculada ao vivo no Programa Acorda Cidade da Rádio Sociedade News FM, o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, foi até o local onde informou que as providências necessárias serão tomadas e listou o plano de soluções para os moradores.

Há cerca de 20 anos vivendo no local, Neidival Lopes diz que o problema é muito antigo na Avenida dos Pássaros. O local é utilizado para caminhadas, mas já está praticamente tomado pelo lixo, o principal descarte é feito por carroceiros. “Aqui existe muito terreno com áreas que não são construídas, e aí o que acontece, o pessoal vem e descarta.”

Após denúncias de lixões irregulares no bairro Muchila, Sesp promete criação de estação temporária para descarte
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Noélia é outra moradora que vem sofrendo com os impactos do lixo acumulado. “Moramos dentro do lixo. Quero ressaltar aqui, a prefeitura, ela limpa, recolhe o lixo. Mas assim que a prefeitura sai, é totalmente descartado, vem lixo de todas as bandas de Feira de Santana.” 

“Aqui é fedor de carniça, o povo toca fogo no lixo que joga, invade minha casa a sujeira, suja tudo. E é muito complicado, eu moro aqui há cinco anos. Hoje se eu visse esse bairro assim, eu não morava aqui mais”, relata Valdir, outro morador que tem sofrido os impactos causados pela ação delituosa que é o descarte irregular de lixo.

Após denúncias de lixões irregulares no bairro Muchila, Sesp promete criação de estação temporária para descarte
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os terrenos baldios também favorecem a situação, é o que diz Aldineide Góes. “Na frente da minha casa, tem um terreno baldio. Quem paga para limpar sou eu, porque ninguém limpa, tem dono, mas os donos não aparecem para limpar.”

Diante dos relatos exibidos, o secretário Justiniano França foi pessoalmente no local para dialogar com a população recebendo as denúncias. Após o momento de acordo, o secretário afirmou em entrevista ao Acorda Cidade que a fiscalização e aplicação de multas serão intensificadas e que um espaço para descarte será criado para os carroceiros não continuarem poluindo as áreas residenciais.

“Nós vamos agora nesses próximos 15 dias colocar uma câmara nesse local onde está havendo esse descarte, além disso nós vamos criar um espaço para descarte provisório só para carroceiros e vamos estar com agente de limpeza, com pessoal da fiscalização para que a gente possa acompanhar e não permitir que carros venham para esse local.”

Após denúncias de lixões irregulares no bairro Muchila, Sesp promete criação de estação temporária para descarte
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com o secretário, a pasta já vem trabalhando focada na questão do descarte irregular de lixo, monitorando e multando aqueles que não cumprem a lei.

“Nós já conseguimos nesses 60 dias resolver em quatro locais da cidade e esse aqui será o quinto. Meu compromisso aqui com a comunidade é isso. Nós vamos resolver esse caso aqui também. Agora, quem faz esse tipo de descarte precisa entender que não é só a multa é é crime ambiental. A partir daí, quem fizer esse tipo de descarte, nós vamos levar para a delegacia, porque a lei nos garante essa prerrogativa de poder levar até carroceiro. Se fizer de forma irregular, eles também poderão ser enquadrados como um crime ambiental.” 

“Até a semana passada, foram cerca de 120 notificações, aliás, não é só notificação, não. Já veio o auto de infração com multa de mil reais para aqueles que estão fazendo. Alguns casos que são reincidentes, a multa já chegou a dois mil reais.”

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Sobre a situação do bairro Muchila, Justiniano França informou que o primeiro passo será a instalação da estação temporária para descarte, em seguida a secretaria fará um trabalho de educação com os carroceiros e a comunidade local.

“Nós vamos rodar nessa região, conversar com os carroceiros, como nós já vamos conversar hoje ali na Alameda 4, para que eles possam ser disciplinados e fazer esse trabalho junto com a Prefeitura nos locais que a gente determinar para que a população não seja prejudicada.”

A moradora Nilda pontuou satisfação pela rápida resposta. “Agora vamos aguardar que seja feita realmente essa ação e seguir em frente. Lutando, tem os matos também, a questão do mato, pavimentação, e devagar a gente chega lá.”

Denúncias sobre a situações de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas através do número do Fala Feira, discando 156.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.