Criança e adolescente

Após criar 5º Conselho Tutelar de Feira de Santana, prefeito anuncia prédio para órgãos trabalharem de forma integrada

O evento, que serviu para empossar quatro dos cinco novos conselheiros, contou com a presença de diversas autoridades.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

A prefeitura de Feira de Santana realizou, na manhã desta quarta-feira (3), a posse dos integrantes do 5º Conselho Tutelar do município. O evento, que serviu para empossar quatro dos cinco novos conselheiros, contou com a presença de diversos políticos, autoridades, representantes do poder judiciário e membros da sociedade civil.

O 5º conselho funcionará, de forma temporária, no mesmo prédio que hoje abriga a biblioteca municipal, localizada na rua Geminiano Costa, no centro, e deve cobrir os bairros Conceição, Santo Antônio dos Prazeres, SIM, Jardim Brasil, Caseb, Ponto Central e o distrito de Jaíba. A instalação será provisória até a inauguração do prédio que abrigará, de forma conjunta, todos os conselhos tutelares da cidade, uma novidade anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil).

José Ronaldo de Carvalho, prefeito de Feira de Santana (BA) | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Esses conselhos funcionam separados: um ficava no ‘bairro A’, outro no ‘bairro C’, outro no ‘bairro D’. E nós agora concentramos esses conselhos em um único imóvel. Os trabalhos estão sendo concluídos, dentro de breves dias, estaremos inaugurando esse imóvel, onde estarão concentrados todos os conselhos tutelares em um único imóvel, o que vai facilitar o acesso da sociedade, das pessoas que precisam e do apoio do conselho tutelar”, disse o prefeito.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Era um desejo antigo, uma luta antiga e que, graças a Deus, conseguimos implantar esse trabalho coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com a nossa secretária Gerusa Sampaio e que contou também aqui com a presença de promotores, juiz de direito, que também estiveram prestigiando a implantação desse quinto conselho, que é muito importante na luta da infância e da adolescência no município de Feira de Santana”, complementou Ronaldo.

Ao Acorda Cidade, Walter Santana Gama Neto, um dos conselheiros empossados na manhã desta quarta (3), contou que já teve a oportunidade de servir no mesmo cargo em 2019 e que pretende utilizar a experiência adquirida no período para desempenhar, de forma efetiva, o cargo de coordenador.

Walter Santana Gama Neto | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“A importância do conselho hoje é garantir o direito das nossas crianças e adolescentes, e é um órgão que está crescendo, que precisa mesmo ter uma atenção maior da nossa cidade, do nosso poder público, e para isso a gente está entrando para fortalecer ainda mais esse órgão, que é tão importante para a nossa sociedade. O que a gente mais vê hoje em dia é a questão de abuso contra crianças e adolescentes, vindo normalmente das próprias famílias, dentro do seio familiar: abuso, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e dessas outras ocasiões”, disse Gama.

A advogada Fernanda Dantas também participou do evento. A profissional do direito é secretária-geral do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente de Feira de Santana e faz parte do Programa de Ações Referenciadas e Integradas, que promove ações em combate à exploração sexual e infanto-juvenil, também no município.

Fernanda Dantas, advogada | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“O Conselho Tutelar é um órgão jurisdicional de extrema importância para combater essa grande violação de direitos da criança e do adolescente em qualquer lugar. Então, o trabalho do Conselheiro Tutelar é primordial. Hoje, nós estamos com um grande índice de violência contra criança e adolescente no município, principalmente nas escolas”, disse.

Gerusa Sampaio, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (BA) | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Gerusa Sampaio, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, falou sobre a importância da atuação dos conselhos tutelares que promovem o cuidado e garantem direitos de crianças e adolescentes. Comemorando a chegada do 5º conselho, a chefe da pasta elogiou a iniciativa de reunir todos os grupos de trabalho em um só lugar.

“O prefeito está pensando em, cada vez mais, facilitar o acesso dessas mães, dessas crianças, dessas famílias. Estamos inaugurando um local para que todos os conselhos estejam juntos. Em prédio único com escuta qualificada para aquele momento que a criança sofreu algum tipo de violência, ela também era levada para um outro local, para ter essa assistência. Essa escuta qualificada com psicólogos. Vamos realizar tudo em apenas um local, facilitando e viabilizando um trabalho ainda mais humanizado, empático e acolhedor”, concluiu a secretária.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.