Feira de Santana

Após apreensão de mercadorias, vendedores ambulantes fazem manifestação

O bloqueio da Avenida Senhor dos Passos, no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, provocou congestionamento.

Após apreensão de mercadorias, vendedores ambulantes fazem manifestação Após apreensão de mercadorias, vendedores ambulantes fazem manifestação Após apreensão de mercadorias, vendedores ambulantes fazem manifestação Após apreensão de mercadorias, vendedores ambulantes fazem manifestação

Andrea Trindade

Vendedores ambulantes realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Feira de Santana no final da manhã desta quarta-feira (12). Eles bloquearam a Avenida Senhor dos Passos com caixotes e protestaram contra a ação de fiscais da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Urbano, de recolher as mercadorias que estavam sendo vendidas irregularmente na Praça Bernardino Bahia, centro da cidade, próximo ao Feirão Verde.

O bloqueio da Senhor dos Passos, no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, provocou congestionamento e foi preciso a presença da Polícia Militar para negociar com os ambulantes a desobstrução da via. Uma comerciante que participou da manifestação informou que teve R$ 400 em mercadorias apreendida e reclamou da ação.

“Hoje apreenderam mais de dez carrinhos de mão. A gente compra a mercadoria no Centro de Abastecimento, paguei R$ 400, e levaram. Eu trabalho há 20 anos como vendedora ambulante e se não devolverem nossa mercadoria vamos fazer manifestação amanhã de novo. Um grupo veio conversar com a gente, explicar a situação, mas não é todo mundo que tem um ponto lá (no Feirão Verde). Eles têm que achar um ponto para quem não tem, e não recolher nossas mercadorias”, reclamou.

Desde a tarde de ontem (11) a prefeitura está realizando intervenções visando melhorar as condições de trafegabilidade no centro da cidade e cumprir a Lei 2800/2007, conhecida como Lei do Pedestre.

Dezesseis barracas foram retiradas de uma região conhecida como Triângulo do Feiraguay, após determinação do Mistério Público. A ação teve o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria de Serviços Públicos e Polícia Militar. De acordo com o chefe do Setor de Ambulantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Jair Passos, os comerciantes já estavam cientes de que a remoção das barracas aconteceria.

Segundo ele à noite, o local estava servindo de ponto de uso e comercialização de drogas e estava acumulando muito lixo, e, além disso, estava dificultando a trafegabilidade no local. As intervenções fazem parte do Projeto de Requalificação do Centro Comercial de Feira de Santana – Pacto de Feira.

Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade