Feira de Santana

Após apreensão de mercadorias, vendedores ambulantes fazem manifestação

O bloqueio da Avenida Senhor dos Passos, no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, provocou congestionamento.

Andrea Trindade

Vendedores ambulantes realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Feira de Santana no final da manhã desta quarta-feira (12). Eles bloquearam a Avenida Senhor dos Passos com caixotes e protestaram contra a ação de fiscais da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Urbano, de recolher as mercadorias que estavam sendo vendidas irregularmente na Praça Bernardino Bahia, centro da cidade, próximo ao Feirão Verde.

O bloqueio da Senhor dos Passos, no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, provocou congestionamento e foi preciso a presença da Polícia Militar para negociar com os ambulantes a desobstrução da via. Uma comerciante que participou da manifestação informou que teve R$ 400 em mercadorias apreendida e reclamou da ação.

“Hoje apreenderam mais de dez carrinhos de mão. A gente compra a mercadoria no Centro de Abastecimento, paguei R$ 400, e levaram. Eu trabalho há 20 anos como vendedora ambulante e se não devolverem nossa mercadoria vamos fazer manifestação amanhã de novo. Um grupo veio conversar com a gente, explicar a situação, mas não é todo mundo que tem um ponto lá (no Feirão Verde). Eles têm que achar um ponto para quem não tem, e não recolher nossas mercadorias”, reclamou.

Desde a tarde de ontem (11) a prefeitura está realizando intervenções visando melhorar as condições de trafegabilidade no centro da cidade e cumprir a Lei 2800/2007, conhecida como Lei do Pedestre.

Dezesseis barracas foram retiradas de uma região conhecida como Triângulo do Feiraguay, após determinação do Mistério Público. A ação teve o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria de Serviços Públicos e Polícia Militar. De acordo com o chefe do Setor de Ambulantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Jair Passos, os comerciantes já estavam cientes de que a remoção das barracas aconteceria.

Segundo ele à noite, o local estava servindo de ponto de uso e comercialização de drogas e estava acumulando muito lixo, e, além disso, estava dificultando a trafegabilidade no local. As intervenções fazem parte do Projeto de Requalificação do Centro Comercial de Feira de Santana – Pacto de Feira.

Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade