Nesta terça-feira (25), amigos e familiares de Murilo Silva Freitas, de 17 anos, protestaram em frente ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), para pedir justiça, após, segundo eles, o jovem ser agredido com golpes de cassetete na cabeça por um policial militar, durante a sexta-feira (21), na Micareta de Feira de Santana.
A avó de Murilo, Heloísa Helena, relatou ao Acorda Cidade que só pede justiça pela vida de seu neto, que se encontra em estado grave.
“Murilo se encontra na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com um quadro muito grave e tudo o que nós queremos é apenas justiça, porque o que fizeram com ele foi uma covardia. Murilo tem 17 anos e destruíram a vida do meu neto. Alguns familiares estão aqui, não todos, porque alguns precisaram trabalhar. O pai dele estava ontem aqui, hoje precisou trabalhar. Estamos juntos em oração pela vida de Murilo, peço colaboração de todos, precisamos nos unir”, pediu.
Heloísa Helena agradeceu ao Hospital Geral Clériston, que, segundo ela, está dando toda atenção para o quadro dele.
“Eu louvo a Deus, porque o hospital aqui está dando um atendimento excelente a ele, todos estão sendo muito atentos conosco e com ele também, eu agradeço pela vida de todos que estão nos ajudando aqui”, disse.
Entenda o caso
Murilo Freitas Silva mora com a avó desde os três meses. E no dia do ocorrido, o jovem tinha chegado de viagem.
“Ele estava viajando com um rapaz amigo da gente, que trabalha fazendo viagens. Ele chegou de viagem sexta-feira. Eu saí, fui para a igreja, quando voltei ele estava desfazendo a mochila, tomou banho. Aí fui para a farmácia comprar um remédio para a minha mãe e quando cheguei já o vi saindo, mas não sabia que ele estava indo para a Micareta. Aí só fui ver Murilo umas 23h e pouca, e quando eu o vi ele já estava com a cabeça enfaixada, já com os pontos que deram lá. Ele falou que a polícia tinha batido nele, que ele ficou zonzo e caiu”, relembrou.
A vó relatou também que Murilo estava com muita dor de cabeça e vomitando, mas não tinha dado muita importância porque o neto disse que quando bebia vomitava. No entanto, no sábado (22), o jovem começou a piorar.
“Ele já levantou tonto, agoniado, aí demos um banho nele, ele deitou, dei um remédio para dor de cabeça, ele tomou, dormiu, só não queria comer, então dei um suco. Depois mais ou menos umas 14h eu dei um dipirona, ele dormiu de novo, e quando acordou umas 20h e pouca já acordou vomitando, deu aquela crise de vômito, aí foi quando eu me desesperei”.
Cirurgia
Naquele momento, a avó o levou ao hospital.
“Ele tinha passado pelo médico lá e levado os pontos, mas eu tinha que levar ele no hospital. Eu peguei ele e trouxe para o hospital, mandei chamar a mãe, mas ela disse que na hora não podia. Eu vim sozinha com ele, e deu entrada. Quando fizeram a ressonância descobriram o tamanho do estrago que estava na cabeça do meu filho (neto). Após a ressonância, ele foi para a sala vermelha, e no dia seguinte, no domingo, ele foi para a sala de cirurgia, mas a cirurgia não podia ser concretizada, porque o estrago estava muito grande. Aí teve que parar a cirurgia, porque Murilo poderia morrer. Na segunda-feira, a médica me disse que estava aguardando o neurologista olhar outra ressonância e ver se faria outra cirurgia, porque a médica disse que tinha ficado ainda pedaços de ossos e coágulos de sangue ainda dentro, não deu para tirar todo. Uma cirurgia prevista para uma hora de relógio, levou quatro horas”, relatou Helena ao Acorda Cidade.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Mãe pede Justiça após filho ser agredido por PM durante a Micareta
Vendedora ambulante registra queixa de agressão física na Micareta de Feira contra policiais
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Não vi nada de mais, ele pediu pra ela sair da frente, e ela agiu com ignorância, dar pra vê nas câmeras
Gente até quando vcs vão botar uma coisa na cabeça q essa festa nunca foi de paz nunca foi de Deus.Um lugar q rola de tudo.Violência a torto e a direita….ninguem respeita ninguém, muita droga…lembrando q muita droga foi apreendida pela PRF vindo em direção a essa festa.Gente vão buscar a Deus é se desviar da aparência do mal.A bíblia manda a gente fugir da aparência do mal.Agora só um milagre pra reverter a situação desse rapaz. Só Jesus mesmo.
Fica em casa quem vai micareta sabe riscos foi porque quis então receba eu recebi minha em 2013 de lá pra cá nunca mais fui kkk
A anos e anos que de forma truculenta alguns polícias agem monstruosamente.
Desde criança eu aprendi com diversas vidas, Mãe, avós,mestres,professores de que, não adianta palavras quando não há mudança e atitudes coerente, prudentes, reais, verdadeira, e, acima de tudo, quando não há essência, maturidade.
Isso só mudará, quando quem tem o poder não deixar isso acontecer mais. Dar um basta. Ter coração, humanidade e de fato não permitir essas arbitrariedades. Me refiro a aqueles que se dizem autoridades (Governadores, senadores, deputados) Quando eles de fato , pararem e dentro de uma racionalidade normal, sensatez, sobriedade, decidirem respeitarem e amar as vidas. Tudo isso acaba. Porque eles darão um basta. Toda essa violência, agressividade, humilhações, torturas, acontecem a anos e anos até nas abordagem polícias, onde país e mães de família, são chamados de vagabundo, vagabundas e mandado descerem dos seus veículos, sendo xingado por tudo quanto é nome de baixos calão. Palavras terrivelmente fortes, discriminatórias , agressivas, grossas, rudes . As quais mostram a falar de estruturação psicológica emocional de quem as fazem. Porque, um ser , que se dizem humanos e políciais, falarem palavras tão baixas, mostra a falta de estruturação psicológica emocional, mostra que algo está errado dentro dessa pessoa, e precisam serem averiguadas, exames seríssimos.
Tenho muitos amigos , que dão policiais maravilhosos, sensacionais, humanos, altamente educados, sensatos, mantém uma estruturação psicológica, capacidade cognitiva, equilíbrio racional, inteligência emocional admirável. São políciais assim que precisamos. Não de Carrasco, pessoas, que não tem domínio próprio.
Que o senhor Jesus Cristo, pelo poder do seu sagrado Espírito Santo, nos guardem poderosamente dessas pessoas. Sangue de Jesus tem poder.
Ser a festa é uma diversão e é da paz, não era ter polícia.
Não vai dar em nada o menino é só mais um, não é filho de políticos e não tem dinheiro 💰
Só pelo relato, já se nota uma série de erros, mas no fim a culpa é da policia. Um de menor, bebendo, saindo sem autorização, não se sabe com quem, não se sabe o que aconteceu na festa. Mas depois da agressão, agora sim foi apurado pela família e pelo próprio agredido que um policial malvado agrediu o rapaz que estava “apenas” curtindo.
Mais responsabilidade pelas palavras e decisões. A PM não pode usar armas letais, agora querem remover o cassetete, daqui a algum tempo vão tirar a própria PM, daí vai ficar tudo perfeito né. Se foi a PM mesmo quem cometeu a ação enérgica (excessiva ou não é outra história), a única apuração a ser feita é se o rapaz participou da briga. O resto foi consequência de uma sequência de erros e más escolhas dos próprios
Meu filho de 18 anos nunca tinha ido a micareta, disse que ia para ver como era a festa, tava ele passando e sentiu a cutucada e quando virou recebeu várias cassetadas na barriga que chegou a quebrar o celular que ele levava na cintura.
Foi vítima de violência policial? Saiba como denunciar
Sofreu ou conhece alguém que foi vítima de violência policial ? Saiba o que fazer neste caso:
Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar
Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.
Ministério Publico – MP
Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia ( 0800 071 1422
Informações: disque 127 ou 0800 071 1422 (para ligações de fora do Estado da Bahia). Ligação gratuita. O horário de atendimento é de 8h às 18h ).
Antes de julgar a polícia vamos ver as imagens vídeo falar um jovem tomou porrada é fácil o que levou isso acontecer
Primeira reportagem ele veio correndo se bateu a polícia
Veio correndo de onde ?
Pq veio correndo?.
Pq veio tão cego ao ponto de se bater com polícia?
Quem é folião pulao sabe o bicho pode pegar se não to brigando vou me espremer na muvuca não sair correndo
Só pq ele veio correndo ele merecia tomar uma pancada na cabeça pra ficar nessa situação?? Imagine vc correndo de qualquer coisa e isso acontece com vc.
Tenha mais empatia e respeito pela dor do moleque e da família.
Segundo o artigo 37 da Constituição Federal, o Estado deve ser responsabilizado pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, quando agirem nessa qualidade.
Foi vítima de violência policial? Saiba como denunciar:
Por isso destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial que, vale frisar, pode ir além da agressão física. Configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação.
Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:
Disque 100: Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.
Ouvidoria de Polícia: Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone ( Endereço: R. Amazonas, 13 – Pituba, Salvador – BA, 41830-380 — Telefone: (71) 3116-3082).
Segundo o artigo 37 da Constituição Federal, o Estado deve ser responsabilizado pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, quando agirem nessa qualidade.
Segundo o artigo 37 da Constituição Federal, o Estado deve ser responsabilizado pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, quando agirem nessa qualidade.
Por isso destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial_que, vale frisar, pode ir além da agressão física. Configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação.
Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:
Disque 100: Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.
Ouvidoria de Polícia
Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone ( Telefone: (71) 3116-3082; Endereço: R. Amazonas, 13 – Pituba, Salvador – BA, 41830-380 ).
Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar
Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.
Ministério Publico – MP
Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.
DefeZap
Desenvolvido em 2016 pelas organização Nossas, a plataforma tem como objetivo dar visibilidade à questão da segurança pública e defesa dos direitos humanos.
A plataforma recebe denúncias de violência policial, realiza apurações preliminares e encaminha casos aos órgãos competentes.
Você citou erroneamente o artigo 37 da CF, pois esse trata de assunto relacionado a administração pública.
Tem algum policial aí do outro lado, lendo essa reportagem, que possa fazer a defesa da farda que veste? Acho que a sociedade merece uma resposta…
Manda ir atrás de chiclete e canário tirando onda de “preboy” e metendo base.
O que a polícia fez foi uma covardia, nada justifica entretanto se tivesse ficado em casa ou ido a igreja estaria super bem.
Era melhor vc ter ficado calado do que fazer um comentário egoísta e irracional como este.
Ir a curtir as bandas não significa que você quer ir apanhar de policial. Tanto é que tinha uma criança de 8anos e um dos policiais empurrou como se fosse um objeto qualquer. Que eu saiba a festa era para se divertir e não pra deixar os foliões com sequelas. Se você você em casa ou foi para igreja, parabéns, mas achar certo a pessoa apanhar porque quis ir curtir uma banda, me poupe e se poupe desse comentário ridículo.
Falou pouco mas falou merd*!
Ao invés de julgar vá orar p q ele fique bem
Uma babaca mesmo viu!
QueR dizer que ninguem pode sair mais?
Se for para uma festa e for agredido o agressor tem a razão, infelismente temos que conviver com esse tipos de pessoas que só apoia o erro.
ignorância da sua parte irmão, ele foi lá para se divertir e que mal ha nisso? é proibido? e isso não da direito a policia a sair espancando a todos na festa, se vc não gosta ou tem sua religião blz mais respeite quem gosta. OBS: NÃO ACHE QUE SUA RELIGIÃO VAI TE SALVAR, NÃO JULGUE NINGUEM, A PORTA É ESTREITA, FICA A DICA.
Por você falar em igreja Leia os noticiários sobre o julgamento da criança que foi estuprado e assassinado por dois pastores dentro da igreja , pq não te calas ????
Isso foi uma corvardi mais ele vai ficar bom em nome de Jesus ele e jovem ele só queria se divertir essa situação vir até mulher apalhdo sei fazer nadar
Pelo visto um TCE gravíssimo, Deus abençoe que se recupere sem sequelas graves. Tem acionar o MP e a defensoria e exigir do Estado a reparação do dano. Com a palavra o governador do amor.
Quando o governador falou que a segurança ia descer de galera não tava brincando, a polícia esse micareta veio para quebrar. Parabéns
É mano, você tem razão até quando não acontecer com você ou um familiar seu. Nem todos que vão é vagabundo! E a polícia tava passando dos limites! Tava pior que os próprios pipocas! Ao invés de fazer a segurança está estavam causando muita violência! É muita covardia!.
ISSO E UMA COVARDIA A POPULAÇAO TEM QUI SI UNIR PRA ELE PAGAR PELO ATO COVARDE CRIMINOSSO QUI ESSE POLICIAL PLATICOU ISSO NAO PODE FICA ASSIM .
O que mais tinha no circuito da festa eram câmeras de segurança. Importante ver as imagens e identificar os agressores. E se agiram com acesso, punilo-los.
Se tivesse em casa não tinha apanhado, parabéns aos militares pelos serviços prestados a sociedade
VAI QUE UM DIA VOCÊ LEVA UMAS PORRADAS DESSA EM UMA ABORDAGEM NA PORTA DE SUA CASA, NUNCA MAIS VOCÊ IRIA SE VANGLORIAR DE QUEM PASSOU PELA COVARDIA.
Ridículo o seu posicionamento. Isso pode acontecer com vc ou com um dos seus. Aí quero ver se vai pensar da mesma forma.
Uma desgraça dessa nem nome tem ” alguém de feira”. Tenho pena é de sua mãe, de ter passado 9 meses com uma desgraça dessa na barriga.
Vai se tratar imbecil.