Laiane Cruz

A campanha nacional contra a gripe encerra no dia 9 de maio. Em Feira de Santana, apenas 13 mil pessoas que compõem o grupo prioritário, foram imunizadas até a última sexta (2), de acordo com a enfermeira Vanessa Cajuí, da Referência de Imunização da Atenção Básica. A meta da vacinação no município é de 120 mil.
 
Segundo ela, o público alvo são crianças com idade entre 6 meses e 5 anos de idade, mulheres gestantes e que deram à luz recentemente, os doentes crônicos e os idosos. “Essa vacina vai proteger todos que a tomarem das doenças respiratórias, incluindo a pneumonia. Ela só é tomada uma vez no ano, justamente para evitar problemas respiratórios que ocorrem com o início do inverno”, explicou.

 
Vanessa Cajuí informou ainda que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde da família do município e as unidades básicas de saúde. “A procura tem sido grande, desde o início do dia D, que em Feira de Santana ocorreu no dia 23, uma quarta-feira. Os postos estão lotados”, afirmou a enfermeira, acrescentando que a vacinação abrange ainda o público indígena, além de presidiários e servidores que trabalham com esse público. 
 
Já os pacientes que não têm condição de se locomover até os postos de vacinação devem aguardar a vacina em casa. “Esses pacientes geralmente são pessoas idosas, acamadas, com limitações na locomoção. As unidades de saúde da família junto com a equipe vão até a residência, com agendamento prévio, e realiza a vacinação”, informou Vanessa Cajuí.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.