Ney Silva
A Associação de Proteção aos Animais de Feira de Santana (APA) completou 15 anos de existência. O APA Fest, um evento realizado, neste domingo (2), na associação de moradores do conjunto Milton Gomes, marcou o aniversário da entidade, que está precisando ampliar o espaço por conta do número alto de animais acolhidos.
A comerciante Vera Santana é colaboradora da APA. Na opinião dela, falta mais conscientização das pessoas em relação ao trato com os animais. Ela destaca que muitos animais são abandonados ou maltratados na cidade e que essa realidade precisa mudar.
A presidente da APA, Graça Peixinho, disse que tem sido um desafio abrigar tantos animais no espaço atual e que a despesa média da associação é de quase 15 mil reais por mês.
“As dificuldades são muitas, todos sabem disso. No abrigo vivem quase 350 animais. Temos despesas com funcionários, veterinários, medicamentos, alimentação, material de higiene e outras. Seria necessário um espaço maior para que os animais possam circular livremente. As pessoas não têm consciência da posse responsável e abandonam os animais nas ruas. Muitos animais que pegamos não para criar, mas para adoção, é porque não localizamos os donos. Nosso objetivo maior é combater o maltrato e o abandono. Recebemos denúncias, mas como a cidade é muito grande não conseguimos localizar quem jogou, nem os vizinhos sabem”, relatou.
Segundo Graça Peixinho, a dificuldade para manter a associação é grande e ela conta com doações de voluntários e de entidades e com eventos beneficentes. O contato para colaborar com a entidade ou fazer denúncias de maus-tratos pode ser feito pelo Facebook https://www.facebook.com/login/?next=httpswww.facebook.comapafeiradesantana