Enterro de Itajay Pedra Branca
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ícone e referência da comunicação feirense, o radialista Itajay Azevedo Pedra Branca fez a sua passagem do plano terrestre para o plano espiritual na manhã da última quarta-feira (7). Ele enfrentava problemas de saúde e complicações respiratórias e, desde novembro de 2025, esteve internado no Hospital São Matheus, em Feira de Santana, onde acabou não resistindo.

Itajay Pedra Branca
Foto: Mário Neto/CMFS

O legado deixado pelo radialista inspira e incentiva pessoas que se interessam pela comunicação, principalmente na área da narração esportiva, em que teve imensurável destaque.

O velório foi realizado na Capela do Cemitério Jardim Celestial, iniciado às 17h30 da própria quarta, seguindo até às 10h desta quinta-feira (8), onde reuniu inúmeros amigos e familiares do locutor.

Enterro de Itajay Pedra Branca
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Enterro de Itajay Pedra Branca
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Enterro de Itajay Pedra Branca
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Andrews Pedra Branca, professor, radialista, jornalista e filho caçula de Itajay, falou sobre a paixão do pai pela radiodifusão, além de relembrar momentos especiais que vivenciou com a família.

Andrews Pedra Branca
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Andrews Pedra Branca

“Itajay era um abnegado do rádio, lidava com esse veículo de comunicação extremamente ágil, instantâneo e popular, da forma como ele merecia. Itajay não se furtava de ir empunhando um microfone — E não era qualquer microfone, era o microfone da pioneira, da Rádio Sociedade AM, da 970, como ele falava, isso em qualquer lugar do Brasil ou do mundo”, contou.

Itajay Pedra Branca
Itajay Pedra Branca | Foto: Arquivo Pessoal

Andrews também comenta sobre a dedicação do pai em cada trabalho, seja ele de grande ou pequena dimensão.

“Independente da dimensão, do tamanho ou da importância do evento, seja ele nacional, local, regional ou de bairro, Itajay conduzia com a mesma importância e a mesma competência. Fosse no Estádio de Wembley, no Estadi de Sarrià, na Espanha, numa praça esportiva, num baba ou num campeonato de bairro. Ele era muito profissional, extremamente responsável e deixou um legado para o rádio feirense”, explicou.

Itajay Pedra branca e Pelé
Itajay Pedra Branca e Pelé | Foto: Reprodução

Com narrações ao lado de grandes nomes da comunicação, como Fiori Gigliotti e Geraldo Borges, Itajay nunca escondeu sua paixão pela Princesinha do Sertão. “Ele deixa um legado. Vai-se a matéria, mas a memória e a história ficam preservadas”, conta Andrews.

Ao relembrar um jogo entre Brasil e Inglaterra na Arena Fonte Nova, em Salvador, Andrews, acompanhado pelo pai, explica como esse momento foi especial para os próximos passos da sua carreira e como aquilo influenciou seus caminhos. Emocionado, reforça o papel de Itajay na vida dele. “Meu pai é um exemplo de homem íntegro, de humildade e de uma pessoa que sempre leva as coisas a sério”, relatou.

Itajay Pedra Branca e Pelé
Itajay Pedra Branca e Pelé | Foto: Reprodução

Em entrevista ao Acorda Cidade, Aristides Oliveira, jornalista e antigo colega de profissão de Itajay, recorda momentos bons vividos ao lado do amigo, em especial, uma história de competição de dança.

Aristides Oliveira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Aristides Oliveira

“Começamos juntos no programa de Alcina Dantas, na Rádio Cultura de Feira de Santana, ZYN 24. Itajay apresentava e eu cantava. Eu era um menino, um rapazinho. Eu me lembro que, num dos programas de auditório, meu irmão, Raimundo Oliveira, lançou uma promoção e convidou dois adolescentes para subirem ao palco. Chico Caipira escolheu Itajay para dançar o frevo de pés trocados, e eu pra cantar. Itajay ganhou porque ele era extrovertido, e eu fiquei zangado porque perdi, né?”, brincou.

Aristides também manifestou seus sentimentos pela passagem do companheiro. “Convivemos tanto tempo, brincando, nos divertindo e trabalhando. Manifesto meus sentimentos”, disse.

Quem também esteve no velório foi o cantor e radialista Antônio Carlos Cerqueira.

“Itajay representou tudo que há de melhor, tudo que há de mais orgulhoso, tudo que há de importante em Feira de Santana. Eu diria que ele, por meio da sua comunicação fácil, por meio da sua voz envolvente, encantadora, do seu conhecimento, do seu profissionalismo, colocou definitivamente no Brasil o nome do rádio de Feira de Santana”, afirmou.

Antônio Carlos Cerqueira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Antônio Carlos Cerqueira

Questionado sobre o legado de Itajay, Antônio Carlos diz que a voz fará falta na narração esportiva. “Principalmente os amantes do esporte e do futebol sentirão falta de um narrador que fazia o ouvinte sentir estar ao lado do campo. Tamanha era a riqueza de detalhes e a clareza da sua transmissão. Então isso vai causar uma saudade enorme”, contou.

Juscelino Brito, empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, diz que o radialista deixa um legado de aprendizado e crescimento para a cidade. “Itajay foi um homem que, quando esteve na rádio, fez o seu melhor. Fez algo com carinho, algo com profissionalismo e que fez do rádio essa potência, essa força que é hoje”.

Juscelino Brito
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Juscelino Brito

Valdir Moreira também esteve no velório. Ele é locutor esportivo e assumiu o comando como narrador esportivo na Rádio Sociedade após a saída de Itajay. “Infelizmente chegou o momento de ele nos deixar. Que Deus possa colocá-lo em um bom lugar”.

Valdir Moreira
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Valdir Moreira

Ao Acorda Cidade, o desportista Dilson Gamela conta que Itajay foi uma pessoa maravilhosa, não só como radialista, mas também como um ser humano. “É um pesar muito grande. Um vai hoje, outro vai amanhã, mas o caminho de todos é esse. É uma pena Feira de Santana perder um grande radialista, uma grande pessoa”, disse.

Dilson Gamela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Dilson Gamela

Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Feira de Santana, fala sobre a morte como um rito de passagem e reforça o legado deixado pelo locutor. “A morte sempre é um momento de tristeza, mas o legado deixado por Itajay Pedra Branca supera esse momento. Nossa vida só tem sentido se nós passarmos servindo as pessoas. Para quem tem fé, sabe que a morte é um estágio da vida”, afirmou.

Dom Itamar Vian
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Dom Itamar Vian

O jornalista Valdomiro Silva trabalhou com Itajay diretamente em quatro momentos diferentes, incluindo na Rádio Subaé, no programa Ronda Policial, na Rádio Povo e na Secretaria de Comunicação. Ele fala sobre a influência de Itajay em sua carreira e sobre a personalidade do radialista.

Valdomiro Silva
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Valdomiro Silva

“Itajay criou um slogan muito interessante para mim, eu era muito jovem naquela época, ‘O Comentarista Mais Jovem do Brasil’ — foi uma marca que durou por muitos anos. Um dos seus legados foi a responsabilidade. Ele era um homem que chegava às transmissões 3, 4 horas antes de a bola rolar. Chegava muito antes para preparar o equipamento e os microfones, só para ter certeza de que teria uma boa qualidade sonora. Ele era um homem de muita ética, muito sensato — era esquentado, tinha um pavio curto, mas, ao mesmo tempo, carinhoso, sensível e muito amigo, amigo para todas as horas”, compartilhou.

O radialista Valter Vieira conta que Itajay o levou para a Rádio Sociedade, incentivando-o a começar no setor esportivo. “Desde que ele esteve doente, eu tenho ficado muito sentido. Estamos perdendo um grande companheiro da comunicação, um dos maiores narradores desse país. Quero prestar aqui minha solidariedade à família e a todos nós que estamos de luto”.

Valter Vieira
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Valter Vieira

Cenira Félix, gerente administrativa da Rádio Povo, fala sobre a passagem de Itajay na comunicação. “Ele fez muitas transmissões, além da Copa do Mundo. Itajay foi muito querido e muito bem recebido lá na rádio. Infelizmente ficamos sem ele, mas assim é a vida para todos. Estamos muito tristes”, afirmou.

Cenira Félix
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Cenira Félix

Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.