Feira de Santana

Alunos do Ceep fazem caminhada em homenagem a enfermeira que morreu na BR-101

Mércia Mascarenhas Fernandes, uma das quatro enfermeiras que morreu após um acidente de carro na BR-101, na última segunda-feira (10), a caminho do trabalho em Alagoinhas.

Laiane Cruz

Alunos e professores do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep Saúde do Centro Urbano) realizaram uma caminhada na manhã desta quarta-feira (12) para prestar uma homenagem póstuma à professora Mércia Mascarenhas Fernandes, uma das quatro enfermeiras que morreu após um acidente de carro na BR-101, na última segunda-feira (10), a caminho do trabalho em Alagoinhas.

O corpo de Mércia foi velado em Feira de Santana na segunda-feira, no Centro de Velório Gilson Macedo, no bairro Kalilândia, e depois conduzido para a sua cidade natal, o município de Pé de Serra, para ser sepultado às 10h da terça-feira.

Cerca de 150 pessoas participaram da caminhada em homanegem à enfermeira. O ato teve início por volta das 9h, partindo do Ceep, na Avenida Maria Quitéria, indo em direção à Getúlio Vargas, depois a Senhor dos Passos e por fim a Avenida Presidente Dutra, em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE), antiga Direc.

A vice-diretora do Ceep Saúde, Sheila Estrela, afirmou que como não houve possibilidade de se fazer uma concentração no momento do sepultamento, os alunos da instituição decidiram organizar a caminhada a fim de prestarem sua última homenagem. De acordo com ela, Mércia Mascarenhas era coordenadora do Pronatec e do curso de enfermagem do Ceep, professora e preceptora dos alunos que estão estagiando.

“Hoje nós estamos aqui representando a dor de 1.600 alunos, 70 professores e 30 funcionários, que estão realmente constritados e desconsolados com a perda da sua professora. Entre nós, ela foi exemplo de amizade, solidariedade, e cada um deles ressalta os conselhos dados por ela e a sua forma tão cuidadosa de ser pró, educadora, mestra e enfermeira. A escola perdeu sua profossora, a saúde uma enfermeira, uma igreja a missionária dos jovens e estamos todos aqui sentidos, tristes e com muita saudade”, afirmou Sheila Estrela.

A vice-diretora do Ceep informou ainda que Mércia passou no concurso do Reda e trabalhava na instituição desde 2014. “Hoje ela tinha diversas funções em Feira, atendia em Alagoinha e voltou a atender na sua cidade natal, Pé de Serra. E eu trago aqui a mágoa também dessas enfermeiras, com essa jornada terrível de trabalho, de sair de um plantão e exercer seu trabalho em outra cidade”, desabafou.

Emocionada, a estudante do Ceep Thamires de Jesus Oliveira afirmou que a enfermeira era uma ótima pessoa, amiga e alegre. “Nunca a vi triste na escola. Ela se preocupava realmente com a gente, dava conselhos e vai fazer muita falta”, disse em lágrimas.


Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também: Polícia suspeita que falha mecânica pode ter causado acidente que matou enfermeiras