Laiane Cruz

Um grupo de estudantes se manifestou em frente à Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), em Feira de Santana. Eles se dirigiram à instituição de ensino para realizar o aditamento do Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal, cujo prazo termina hoje (30), mas chegando ao local foram avisados que o sistema estava fora do ar. Temerosos em perder o financiamento, os alunos queimaram pneus e outros objetos e colocaram cones para impedir a passagem de ônibus e veículos de passeio pela via, a Avenida Artêmia Pires. O objetivo era chamar a atenção da direção para que desse um posicionamento a eles. 
 
De acordo com o estudante Paulo Marcone, o Ministério da Educação dá um prazo de três meses para as faculdades realizarem o aditamento, que é a confirmação do financiamento feito pelos estudantes, e que deve ser realizada a cada semestre. Ainda segundo ele, o prazo para o procedimento é até hoje, mas já há três meses os alunos vinham perguntando sobre o aditamento e eram informados que ainda não estava sendo realizado.


 
O diretor da faculdade, Cristiano Lobo, confirmou que houve problemas, mas não por parte da faculdade, e sim no funcionamento do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Existiu uma dificuldade, não por parte da FTC. O sistema do FNDE estava inoperante, como aconteceu também hoje pela manhã, certamente em função do congestionamento. É um serviço prestado para todo o país”, afirmou.
 
Ainda conforme o professor, os alunos estavam recebendo comunicações oficiais do sistema sobre o prazo para o procedimento. “Infelizmente muitos alunos deixaram para o último dia, os alunos que vieram com antecedência conseguiram realizar o seu aditamento. O que eu posso garantir é que nós estamos frequentemente em contato com o FNDE, registrando a inoperância do sistema. Mas até agora nós não temos nenhuma confirmação de prorrogação do prazo. Mas o aluno também pode entrar em contato com o FNDE pelo telefone ou através do site informando que não conseguiu aditar pela inoperância do sistema”, disse.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Comentários
 
DieGo Albuquerque
Prezados, O Sr. Diretor Cristiano Lobo transfere a responsabilidade aos alunos que "deixaram para o último dia" numa tentativa de eximir a FTC da culpa pela desorganização da instituição. Eu e muitos outros alunos que foram comigo tentar fazer o aditamento, nos deparamos inúmeras vezes com o sistema inoperante, muito antes da data limite para tal solicitação. Nas últimas semanas, quando o prazo estava se esgotando, por decorrência da greve da polícia, a faculdade estava com todas as atividades curriculares suspensas (conforme comunicado oficial dos diretores de colegiados de curso nas redes sociais), retomando as atividades apenas na terça-feira de micareta, quando o sistema ainda continuava fora do ar. Convido-os a acompanhar de perto o próximo período de matrícula semestral, para que os senhores tenham noção do nível de desorganização da Faculdade de TECNOLOGIA e Ciência, que sequer dispõe de um serviço de Matrícula Web, tornando o procedimento de matrícula p resencial um verdadeiro transtorno para a grande maioria dos alunos. Alunos esses que chegam de manhã cedo e saem à noite sem conseguir efetuar a matrícula, depois de passarem o dia inteiro esperando atendimento na fila dos guichês e muitas vezes (como eu) perdendo cinco ou seis viagens (em dias diferentes), faltando expediente profissional, para tentar conseguir se matricular. Qualquer procedimento naquela faculdade é um transtorno, não seria diferente com o aditamento do FIES.
 
NADJA
ISSO É OBIVIO QUE O DIRETOR IRIA COLOCAR A CULPA NOS ESTUDANTES,AFINAL ALGUÉM TEM QUE SER O CULPADO.COMO É QUE O ADITAMENTO COMEÇOU EM 01/2014 E A INSTITUIÇÃO SO LIBERA P/ 90% DOS ALUNOS COM FIES UM PRAZO DE 30 DIAS(31/03 A 30/04) E O SISTEMA NUNCA FUNCIONANTE,FORA GREVE DA PM,FERIADO DA SEMANA SANTA,MICARETA.E TUDO ISSO A INSTITUIÇÃO FECHADA.QUEREMOS SOLUÇÃO,POIS ESTAMOS SUJEITOS A PERDER O FIES E COM ISSO FICA COMPLICADO UM ESTUDANTE PAGAR R$3.000,00 A R$5.000,00 PARA CONTINUAR ESTUDANDO.