LED

Alfagaris: projeto da Sustentare em parceria com a Uefs é finalista de prêmio da Globo

O projeto oferece aulas dentro do ambiente de trabalho, durante o horário laborativo, garantindo todo o suporte necessário para o aprendizado.

equipe sutentare
Foto: Divulgação

O Projeto Alfagaris é uma iniciativa de impacto social e educacional que alfabetiza garis da limpeza urbana de Feira de Santana, promovendo inclusão e equidade. Fruto de uma parceria entre a Sustentare Saneamento SA e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o projeto oferece aulas dentro do ambiente de trabalho, durante o horário laborativo, garantindo todo o suporte necessário para o aprendizado e o bem-estar dos alunos.

“Atualmente, estamos na 4ª turma, dividida em dois ciclos — Alfabetização e Letramento. Após a conclusão dessa etapa, os alunos são direcionados para escolas próximas às suas residências, incentivando a continuidade dos estudos e fortalecendo suas trajetórias educacionais. Com uma metodologia participativa inspirada nas ideias de Paulo Freire, a Alfagaris valoriza o contexto de vida e trabalho dos alunos, transformando o ambiente da empresa em um espaço de aprendizagem e desenvolvimento humano”, disse a coordenadora do Rh da Sustentare Saneamento e do projeto Alfagaris, Kelly Melo.

O projeto conta com uma equipe dedicada e experiência, composta por duas coordenadoras da Uefs, Sandra Nívia Soares e Rita Carneiro, e uma coordenadora da Sustentare, Kelly Melo, além de três professoras alfabetizadoras — Ibera, Larissa e Laura Ellen. Juntas, elas formam uma rede de apoio que planeja e executa as atividades pedagógicas de forma integrada e humanizada, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade.

Além de beneficiar diretamente os colaboradores da limpeza urbana, o Alfagaris também funciona como um projeto de extensão universitária para formação docente, proporcionando às professoras alfabetizadoras a oportunidade de refletir sobre suas práticas pedagógicas e aplicar metodologias inovadoras.

Reconhecimento e Impacto

O Projeto Alfagaris foi anunciado recentemente como um dos finalistas do Prêmio Movimento LED – Luz na Educação, promovido pela Rede Globo. O Movimento LED apoia iniciativas que transformam a educação no Brasil, destacando projetos que utilizam a inovação para promover o aprendizado e o desenvolvimento social.

“Estar entre os finalistas desse prêmio é um marco na história do Alfagaris, pois reforça a relevância e o impacto dessa ação no cenário educacional e social. Essa conquista não é apenas um reconhecimento da dedicação das equipes envolvidas, mas também uma inspiração para outras empresas e instituições que desejam investir em projetos especiais para a educação de trabalhadores em ambientes não escolares”, afirmou a coordenadora.

O prêmio também amplia a visibilidade do projeto, mostrando ao Brasil a importância de iniciativas que promovam a inclusão e a cidadania por meio da educação. Para os garis alfabetizados, o Movimento LED representa uma oportunidade de ver suas histórias valorizadas e suas conquistas reconhecidas em nível nacional.

Para a coordenação, o Alfagaris é mais do que um projeto de alfabetização; é um exemplo de como a união entre empresas e instituições de ensino pode transformar vidas, ampliar horizontes e criar um futuro mais justo e igualitário. “Ser finalista no Movimento LED nos enche de orgulho e nos motiva a continuar acreditando na força transformadora da educação”, pontuou Kelly.

“A Sustentare tem muito orgulho de colocar um projeto assim, a nível nacional e com o nome da Sustentare, da Uefs e de Feira Santana, evidentemente. Então, é um orgulho, Eu acho que deve ser um orgulho educativo e cultural para a cidade”, disse Sérgio Ojer,  superintendente da Sustentare.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários