Acorda Cidade
 
A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana autuou mais uma instituição financeira na tarde desta quarta-feira (14). Diversas irregularidades foram encontradas no banco Itaú localizado na rua Visconde do Rio Branco, Centro.
 
Motivo de reclamações de diversos clientes, a agência estava sem a presença de vigilantes e a porta giratória com detector de metais havia sido retirada, o que vai de encontro com a Lei Federal 7.103/83 que determina a utilização dos mesmos.
 
A alegação da entidade é que o local seria apenas uma agência de negócios, porém, contém caixas eletrônicos para autoatendimento. “Eles alegam que não se trata de uma agência de pagamentos e recebimentos de valores, mas dentro existem caixas eletrônicos, e as pessoas não podem ficar desguarnecidas”, ressalta a superintendente do Procon, Susana Mendes.
 
 
O banco também foi autuado por não respeitar uma lei municipal, que determina a contratação de pelo menos uma agente segurança feminina em suas instalações. “A lei do município deve ser respeitada e chegamos aqui e não encontramos o cumprimento delas, por isso eles estão sendo autuados”, afirmou o chefe de fiscalização, Itaraci Pedra Branca Junior.
 
Enquanto os fiscais estavam na agência, clientes denunciaram irregularidades nos serviços de autoatendimento. Como o caso de Almir Santos Oliveira, que foi efetuar deposito e não obteve êxito. O cliente formalizou a denúncia e a entidade deverá também responder.
 
O auto de infração será encaminhado para uma comissão que julgará o procedimento. O banco poderá ser notificado e sofrer sanções como o pagamento de multa. Após a notificação a entidade tem até 10 dias para apresentar a sua defesa. As informações são da Secom.