Guerra das Coroas

Adolescente de 16 anos escreve livro com mais de 450 páginas; lançamento foi realizado neste sábado

Como se não bastasse impressionar com tanto talento e pouca idade, o jovem surpreende ao revelar que já está escrevendo a continuação da obra.

Livros “Guerra das Coroas” | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Kevin Dourado, um adolescente de apenas 16 anos, lançou neste sábado (12) seu primeiro livro em um evento em Feira de Santana. A obra, que mistura gêneros como ficção, aventura e fantasia, possui mais de 450 páginas e foi batizada como “Guerra das Coroas”. Como se não bastasse impressionar a todos com tanto talento e pouca idade, o jovem surpreende ao revelar que já está escrevendo a continuação da obra.

O adolescente nasceu em Itabuna, viveu grande parte da primeira infância em Camaçari, mas foi em Feira de Santana, cidade que mora com a mãe há pouco mais de cinco anos, que viu seu talento para a escrita aflorar. Kevin afirma que quem deseja mergulhar na Guerra das Coroas vai poder conferir de perto a história de Ambrósio, Bridgerton, Salomão, Safira, Lúbia e Kyube, personagens centrais da trama.

A criatividade

Mas no mundo de hoje, onde é muito comum perceber que os adolescentes se dedicam mais às telas do que aos livros, uma pergunta certamente pode estar rondando a cabeça de muitas pessoas: de onde vem tanta criatividade e disciplina para escrever um livro com quase 500 páginas? Mas a mente brilhante por trás da obra adianta que tudo é fruto de diversas experiências.

Kevin
Kevin Dourado, autor do livro Guerra das Coroas | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Eu sempre fui de assistir muito, li alguns livros mas principalmente via filmes, então daí eu tive muitas inspirações, como um pouco de Game of Thrones para fantasia, um pouco de alguns animes, um pouco de outras séries. Então eu tiro principalmente de outras séries e filmes. E eu pego uma coisa, o básico do básico e transformo essa história em um ponto inicial para algo completamente diferente”, disse o garoto.

Os desafios

Kevin confirmou que já tem 80 páginas prontas da continuação desta obra e que um segundo projeto, voltado para a escrita filosófica, já está em fase de gestação na mente dele. Quando foi questionado sobre quais foram os principais desafios durante a criação do livro, o garoto demonstrou humildade ao reconhecer que foi prejudicado por falhas no sistema de ensino, mas que essas adversidades estão sendo superadas dia após dia.

Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Eu estudava em uma escola pública, eu acabei parando de estudar por três anos por causa da pandemia, somado a isso tiveram dois anos de muitos protestos nas escolas, então eu pulei quase 6 anos ao todo e isso acabou causando erros na minha escrita. Então acabam tendo erros de português, mas acaba sendo corrigido pelas pessoas que fazem esse trabalho de correção mesmo”, disse o jovem autor.

Mãe coruja

Kelly Dourado, mãe do autor, não conseguiu esconder nem um pouco o nervosismo de estar vendo o próprio filho lançar o primeiro livro, na editora que ela mesma fundou. A mãe coruja, que é escritora, professora e palestrante, disse ao Acorda Cidade que o garoto é sem dúvida motivo de muito orgulho e que a trajetória dele pode servir de exemplo para outros jovens tomarem gosto pela leitura e a escrita.

Kevin e Kelly (mãe) | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Kevin vem para resgatar essa paixão dos jovens pela leitura e para mostrar também que todos nós podemos conseguir alcançar os nossos objetivos. É um menino estudante de escola pública do Estado, filho de mãe solo, mas que mesmo com todas as adversidades vividas até aqui, nós podemos dizer juntos e de mãos dadas que é possível alcançar os nossos objetivos“, disse.

A mãe continuou: “A inspiração de Kevin vem da inteligência que ele já tem, que é nata a inteligência dele, pela inspiração de muito que ele assiste, de muito que ele lê, hoje ele lê mais livros do que eu, em uma velocidade imensa. Então, como eu disse, é um exemplo, não só para os jovens, mas inclusive tem se tornado um exemplo para mim.

O prestígio

O secretário de Cultura de Feira de Santana, Cristiano Lobo, que também é professor, participou do evento de lançamento do livro. Ao Acorda Cidade, o chefe da pasta de confessou que conhece a família do garoto e que para ele foi uma grande satisfação conferir de perto a evolução de Kevin.

Kevin e Cristiano Lôbo, secretário de Cultura de Feira de Santana | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Isso é um exemplo de dedicação e também da orientação escolar dos professores que acabam estimulando, mas um destaque especial para a família. É um exemplo a ser bem divulgado, bem comentado, porque o mundo de hoje precisa de situações que acolham os jovens, os adolescentes. A educação é o caminho para transformar todos esses cidadãos em pessoas que, de fato, contribuem para o crescimento da sociedade”, concluiu o secretário.

O livro “Guerra das Coroas” estará disponível em breve nas plataformas de vendas digitais.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram