Saúde mental

Adoecimento mental no ambiente de trabalho é tema de seminário em Feira de Santana

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários e reuniu representantes do Conselho Municipal de Saúde

seminário sobre adoecimento mental no trabalho
Foto: Renata Leite

A saúde mental e os fatores psicossociais no ambiente de trabalho foram tema de um seminário realizado na tarde desta terça-feira (22), promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Feira de Santana.

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários e reuniu representantes do Conselho Municipal de Saúde, além de trabalhadores de diversas categorias, para discutir como as condições laborais influenciam diretamente o bem-estar psíquico dos profissionais.

seminário sobre adoecimento mental no trabalho
Foto: Renata Leite

A chefe da Divisão de Controle Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Verena Leal, ministrou a palestra “Raio X sobre atendimentos no campo da saúde mental”, em que destacou que o sofrimento emocional e os transtornos mentais relacionados ao trabalho são eventos multifatoriais.

“Precisamos dar visibilidade aos transtornos mentais relacionados ao trabalho, que têm crescido em nossa população e se tornado uma preocupação de saúde pública”, observou.

seminário sobre adoecimento mental no trabalho
Foto: Renata Leite

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontam que a Bahia liderou, em 2024, o número de afastamentos por transtornos mentais no Nordeste. Foram registrados aproximadamente 4.517 afastamentos por ansiedade e 3.313 por depressão, colocando o estado na oitava posição no ranking nacional.

seminário sobre adoecimento mental no trabalho
Foto: Renata Leite

Verena Leal reforçou a importância da notificação desses agravos para a formulação de ações mais efetivas no enfrentamento da questão.

“É fundamental notificar os casos de adoecimento mental relacionados ao trabalho, independentemente de o trabalhador ter vínculo formal ou atuar na informalidade. Isso permite um retrato mais preciso da saúde da população”, afirmou.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.