Naiara Moura
Para promover reflexões sobre o uso da água, o Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira recebe diversas ações educacionais no Dia Mundial da Água comemorado neste domingo (22). Segundo o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Horácio Amorim, o objetivo não é festejar e sim refletir através de palestras, cine ecológico, exposição fotográfica e ações educacionais.
“Para que a gente possa se se antecipar para que não venhamos a ter as dificuldades que o povo de São Paulo teve, afinal de contas Feira não está alheia a esse tipo de situação”, afirmou.
Segundo Horário Amorim, muitos poluentes são descartados de forma clandestina no rio Jacuípe, que deságua no rio Paraguaçu. “E assim como a Cantareira é a caixa d’água de São Paulo, o Paraguaçu é a caixa d’água de Feira. Em algum tempo, nós poderemos ter dificuldades para captação de água”, explica.
A programação começa às 10h da manhã, com um encontro de representantes de diversas religiões, para debater sobre como as religiões estão tratando a água e como formar parcerias com a Semmam. Em seguida, haverá apresentação cultural das crianças do Projeto Mão Amiga do bairro Baraúnas e um encontro com ambientalistas.
Diversas atividades culturais estão previstas para acontecer a partir das 14h, dentre elas mais uma apresentação do Projeto Mão Amiga, exibição de filmes sobre a temática do meio ambiente, exposição fotográfica “Conhecendo as lagoas de Feira de Santana”, além de palestra e stand de orientação com o ambientalista Reinan Almeida, do Movimento Água é Vida (Mav).
Reinan Almeida informou que, no stand, as pessoas serão orientadas sobre o descarte consciente de óleo de cozinha, que pode ser entregue em ecopontos em Feira de Santana e, em grande quantidade, pode solicitar que representantes do Mav para recolher.
Para entrar em contato com o Mav, as pessoas podem ligar para 9114 1972 ou enviar email para [email protected]. O Mav também tem uma página no Facebook Movimento Agua é Vida.