Feira de Santana
Acervo da Biblioteca Municipal é atualizado através de doações
Vera Ferreira informou que a biblioteca recebe através de doações direcionadas obras de literatura, livros de segundo grau nas áreas de história, geografia, matemática e biologia, pois é a carência maior da biblioteca.
Daniela Cardoso
O acervo da Biblioteca Municipal de Feira de Santana, localizada na rua Geminiano Costa, está sendo atualizado através de doações, segundo informou a diretora da instituição, Vera Ferreira. De acordo com ela, as doações já vêm sendo feitas há algum tempo e a partir deste ano os critérios de avaliação para a escolha dos livros doados mudaram.
“O ano passado conseguimos comprar alguns livros escolhidos, pela necessidade imediata da população, mas a atualização do acervo é feito através de doações. Esse ano não estamos mais recebendo doações do jeito que vinha antes, sem critérios e avaliação. Agora vamos até a casa da pessoa para avaliar as doações”, explicou.
Vera Ferreira informou que a biblioteca recebe através de doações direcionadas obras de literatura, livros de segundo grau nas áreas de história, geografia, matemática e biologia, pois é a carência maior da biblioteca. Ela informou ainda que alguns projetos do governo federal também ajudam na atualização do acervo.
“Esse ano conseguimos implementar as coleções através de programas do Ministério da Cultura. Nós nos escrevemos e fomos contemplados com dois tipos de programas. Um se chama Modernização de Bibliotecas Públicas, do qual vieram 1.300 livros de literatura. O outro possibilita a compra de livros de baixo preço. Eles passam para a gente uma lista e nós escolhemos os que mais necessitamos para a biblioteca”, relatou.
Popularização da internet
Mesmo com a popularização da internet, a diretora da biblioteca garante que a frequência no local não diminuiu. Ela ressaltou que a biblioteca tem a sua função e que não vai deixar de existir nunca.
“Nem tudo está na internet e nem tudo que está na internet satisfaz a pesquisa, além de que nem tudo que está na internet é confiável. A internet deve ser um complemento do estudo, da avaliação e da compreensão para que as pessoas estejam preparadas. A nossa frenquência está contínua, mas falta espaço adequado. Falta um número maior de lugares apropriados para o estudo”, disse.
As informações são da repórter Paulo José do Acorda Cidade
Assuntos