
A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (AMLA) realizou, na noite de terça-feira, 4 de novembro de 2025, uma Sessão Solene de grande relevância no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. O evento não apenas marcou a posse da nova Diretoria para o quadriênio 2025/2029 e a recepção de seus novos membros, mas também celebrou o aniversário de fundação da instituição, criada em 05 de novembro de 2021.
O cerimonial, conduzido por Ivan Ataíde e Liviane Ataíde, destacou a importância da AMLA, cuja Patrona é a heroína brasileira Maria Quitéria e Madrinha, a Professora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira.
Transmissão do cargo de Presidente e Compromisso com a Cultura
Os trabalhos foram oficialmente abertos pelo Presidente substituído, o poeta e psicólogo Maroel da Silva Bispo, que declarou, na ocasião, a abertura da sessão solene sob as “bênçãos de Deus”. Após a execução do Hino Nacional pela confreira e cantora Céliah Zaiin, Maroel Bispo proferiu seu discurso de término de mandato, prestando contas e agradecendo o apoio da membresia.
O ponto central da noite foi a transmissão de cargo. A Professora e poeta Cláudia Gomes, eleita para presidir a Arcádia no quadriênio 2025/2029, assumiu o posto em um rito solene.
Em seu ato de transmissão, o Confrade Maroel Bispo afirmou: “Em respeito às normas regimentais e estatutárias e em prol do contínuo florescer da cultura, com imensa honra e plena confiança e alegria, transmito a presidência da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana à presidente eleita, Confreira Profª Drª Cláudia Gomes, desejando-lhe uma gestão profícua e inspiradora”.
Ao tomar posse, a Presidente Cláudia Gomes reiterou seu compromisso: “Assumo hoje, com grande honra, alegria e confiança, a presidência da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana, com o compromisso de honrar o seu legado e, de juntos às demais confreiras e confrades, continuar a fomentar a cultura e as artes em nossa amada região”. Após empossar a nova diretoria, a Presidente Cláudia Gomes proferiu seu discurso, delineando as metas para os próximos dois anos.

Posse dos Novos Imortais
A solenidade avançou com a recepção dos novos membros efetivos, honorários, correspondentes e beneméritos, que a partir de agora passam a integrar o quadro de “imortais” da AMLA. Os novos acadêmicos foram chamados individualmente para receberem suas pelerines, medalhas e diplomas, e assinarem o Termo de Posse.
O momento do Juramento foi conduzido pela confreira Profª Drª Juciane dos Reis Santana, no qual os empossados se comprometeram, sob a honra, a “cumprir e fazer cumprir o Estatuto, o Regimento e Resoluções da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana”.
Em nome do grupo, o confrade Prof. Dr. Daniel Ricardo Santos Pinto proferiu o Discurso do Orador, saudando a inclusão de novos talentos e o fortalecimento do corpo acadêmico. A cerimônia contou ainda com a saudação da Professora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, Madrinha da AMLA, na qualidade de paraninfa dos recém-empossados.
Reconhecimento e Mérito Cultural
A noite foi marcada pela entrega de duas importantes honrarias. O Prêmio Carolina Maria de Jesus, celebrando o protagonismo feminino negro, o talento e a resiliência, reconhecendo mulheres que se destacaram em diversas áreas — da escrita literária à educação e arte de rua — e enaltecendo a luta contra as desigualdades sociais. A Profa. Ms. Bethe Bastos foi convidada a fazer os agradecimentos em nome do grupo homenageado.
Em seguida, foi entregue a Medalha do Mérito Cultural Profª Lélia Fernandes, concedida a personalidades, órgãos e entidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições em prol do desenvolvimento cultural da região. A Profa. Drª Ady Sá Teles Santana fez os agradecimentos em nome dos agraciados.
Momentos Culturais e Premiação
Diversos momentos culturais enriqueceram a programação, incluindo a apresentação da cantora Analú Fernandes, a contação de história do Prof. Felipe Lisonjeado, e a declamação de poemas em francês (Confreira Priscilla Melo) e português (Confreira Profª Drª Geovânia de Jesus).
Ao final, a AMLA realizou a entrega da premiação do 3º Concurso Nacional de Poesia, com destaque para o adolescente Evaldo Luis Oliveira Silva, classificada em 2º lugar na Categoria Infantojuvenil com o poema “Planeta em suspense”.
A solenidade, que reuniu autoridades e intelectuais, reafirmou a AMLA como um pilar essencial para o fomento das Letras e Artes na Região Metropolitana de Feira de Santana.
Quem é Cláudia Gomes?
Nascida em Natal, RN, naturalizada em Salvador, BA, e radicada em Feira de Santana. Doutora em Educação (Unoeste). Mestra em Letras. Graduada em Letras Vernáculas (Uefs). Especialista em Língua Portuguesa: Gramática, Uefs e Gestão Escolar pela Ufba. É professora da rede municipal de FSA e do Estado da Bahia, poeta e escritora. Ocupa a Cadeira 7 da Academia Feirense de Letras. Cláudia Gomes ainda assumiu a Cadeira 2 da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana e a 36 da ALAFS. Participa da ABAI assumindo a Cadeira 38. Participa do grupo Mulherio das Letras (Brasil/Portugal) e do grupo Confralib da Febacla. Recebeu a Comenda Maria Quitéria e o Título de Cidadã Feirense, ambos em 2025. A escritora ainda coleciona inúmeros prêmios. Há poucas semanas, lançou o livro Catadora de Versos em Frankfurt, Alemanha! A autora coleciona mais de vinte obras publicadas ao longo de sua caminhada pela literatura.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.