Ilani Silva
Moradores do distrito de Bonfim de Feira e Jaguara estão sofrendo com a falta de água. A população alega que desde o mês de dezembro o serviço não é prestado a localidade, e em Bonfim de Feira a mesma água que é consumida por animais, em um açude, é disputada entre os moradores. Mesmo sem ter água, contas chegam todo mês nas residências.
O diretor regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento(Embasa), Onias Neto explicou que desde o final do ano passado até o início desse ano, houve uma série de quebramentos na rede adutora, e devido a este problema interrupções no sistema de distribuição afetaram os distritos.
“No distrito de Bonfim de Feira foi detectada através de investigações da equipe da Embasa uma obstrução na rede adutora, o problema foi resolvido e no dia seguinte o sistema estava operando com vazão normal”, disse o diretor.
Ainda de acordo com Onias Neto, algumas localidades do distrito estão sem o fornecimento de água, mas ele prevê que a partir de sábado (8) o abastecimento seja regularizado. Em paralelo a isso, carros pipas continuam como alternativa de suporte aos moradores até que o sistema esteja operando de maneira eficaz.
Em relação aos pagamentos, o diretor informou que foram pedidos todos os recibos para uma posterior análise da situação.
Os moradores também constataram que a água fornecida está com aspecto amarelado, mas a coloração é conseqüência da rede adutora que ficou muito tempo inutilizada e acumulou resíduos de material orgânico que, segundo Onias Neto, não geram nenhum tipo de problema a saúde da população e com um período de uma hora de operação retornam a normalidade.
Jaguara
Na localidade de Jaguara, existem moradores que estão há cerca de dois anos sem ter atendimento regular de água. No entanto, o diretor da Embasa informa que já existe, em andamento, uma ampliação do sistema com a substituição de cerca de 13 km de rede adutora para uma melhor distribuição do serviço. O prazo previsto para o fim das obras é de maio a junho de 2011.
Feira de Santana
Após ser notificada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana devido a necessidade de reparos na rede de esgoto da Avenida Maria Quitéria, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento informa que foi realizada a desobstrução da rede no local.
A Embasa também informa que na Rua Barão de Cotegipe (próximo ao Ceaf), foi realizada a correção de um vazamento na rede de água. A recuperação do local será efetuada até a próxima terça-feira (11). As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade