Patriotismo e Soberania Nacional

7 de setembro: Feira de Santana celebra Dia da Independência com grande desfile cívico

O desfile, que contou com um grande público, teve a participação de 300 militares, 40 viaturas e muitos estudantes da rede pública de ensino.

Leitura: 9 Minutos
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Neste domingo, dia 7 de setembro, Feira de Santana celebrou, com a presença de um grande público, o Dia da Independência do Brasil. O desfile cívico, que acontece tradicionalmente todos os anos na Avenida Presidente Dutra, contou com a participação de integrantes do exército, militares do estado e estudantes da rede pública.

O ato cívico, que nesta edição celebra os 203 anos em que o país se libertou da tutela de um estado estrangeiro, começou com o hasteamento dos pavilhões nacionais, com a presença de comandantes das forças armadas e do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Soberania Nacional

Diversas autoridades puderam conferir o cortejo de um palanque montado no cruzamento da Avenida presidente Dutra com a rua Barão do Rio Branco, local que também foi palco do hasteamento das bandeiras.

José Ronaldo de Carvalho, prefeito de Feira de Santana | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“É um dia histórico. É um dia em que a pátria brasileira, o povo brasileiro, comemora a nossa independência. E aqui em Feira de Santana mantém-se uma tradição. Aqui na Avenida Presidente Dutra, esse desfile acontece há décadas e é realmente importante que todos nós, sociedade, autoridades, militares ou não, compareçamos para homenagearmos a pátria brasileira”, disse o prefeito José Ronaldo.

Fotos do desfile

Dupla comemoração

O Coronel Müller, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Leste da Polícia Militar da Bahia (CPRL), contou ao Acorda Cidade que a participação da tropa neste ano tem um motivo especial: a comemoração também dos 200 anos de fundação da corporação no estado, componente que garante muito entusiasmo dos policiais.

Coronel Müller, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Leste da Polícia Militar da Bahia (CPRL) e a esposa | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Nós mostramos aqui, neste desfile militar, uma polícia militar forte, como deve ser e como as pessoas desejam. Uma polícia militar organizada, bem estruturada, uma demonstração de ordem unida, de aprestamento para as diversas missões que nós executamos. Então, todas as tropas que nós temos aqui em Feira de Santana foram representadas neste desfile da nossa PM”, disse o comandante do CPRL.

Braço forte, mão amiga

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

O desfile deste ano contou com a participação de cerca de 300 militares, 40 viaturas e muitos estudantes da rede pública de ensino. Somados às instituições do estado e município, pouco mais de 20 escolas participaram do ato cívico. Números impressionantes que garantem um show à parte para quem acordou bem cedo para garantir um lugar às margens da Avenida Presidente Dutra e conferir bem de perto o cortejo que exalta a soberania nacional e o sentimento de patriotismo.

O coronel Guedes, comandante do 35º Batalhão de Infantaria do exército brasileiro, em Feira de Santana, (35 BI), falou com exclusividade ao Acorda Cidade que o resultado do desfile é a soma de esforços de diversos segmentos da sociedade. O militar lembrou que a parceria com o corpo de bombeiros, a guarda municipal, as polícias militar, civil, rodoviária e penal, e integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se esforçam para entregar o melhor para a população.

Coronel Guedes, comandante do 35º Batalhão de Infantaria do exército brasileiro (35º BI) | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Só o comparecimento da sociedade feirense aqui à Presidente Dutra já marca o sentimento de patriotismo e civismo que a população já possui. Só de acordar mais cedo, num domingo, e vir aqui prestigiar o desfile cívico militar, já transparece muito o sentimento de patriotismo que a nossa sociedade já tem”, disse.

“Nesses 203 anos da nossa independência, aqui em Feira de Santana, o nosso 35 BI vem participando da coordenação juntamente com órgãos de segurança pública, a prefeitura municipal, a guarda municipal, exatamente para a gente poder ter o melhor desfile cívico-militar e quem ganha realmente é a sociedade”, complementou o coronel.

O grande público

Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

Quem decidiu conferir o desfile de 7 de setembro neste ano ficou impressionado com a quantidade de pessoas que compareceram à avenida Presidente Dutra para acompanhar o cortejo cívico. O Acorda Cidade apurou, durante o desfile, que um dos motivos que pode ter contribuído para a presença do grande público foi o fato de que, nesta edição, o feriado caiu justamente em um domingo, fator que pode ter contribuído para a realização de uma programação antecipada.

Foto: Iara Oliveira / Acorda Cidade

Andando pelo trecho do desfile na avenida, ficou fácil encontrar pontos de grande concentração de pessoas. Muitos deles, ansiosos para ver de perto o desfile por completo ou então alguma parte em especial. Espremendo-se entre a multidão ou procurando abrigo do sol, que nesta manhã de domingo apareceu de forma tímida, todo mundo queria ver de perto o desfile que celebra a libertação da nação Brasil.

Wellington Oliveira | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Todo ano a gente está aqui marcando presença com a família. É importante mostrar essa importância desse patriotismo civil. As diversas autoridades aqui presentes. É de suma importância. O que mais me chama atenção é o desfile da Polícia Militar. O pessoal faz um trabalho aqui em nossa cidade diferenciado”, disse o controlador de qualidade Wellington Oliveira.

Bianca Lima | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“É muito gratificante trazer meus filhos, eles gostam muito de vir. O daqui mesmo é o terceiro ano dele aqui e ele fica muito feliz vendo os desfiles. É muito bom porque a gente vê que mantém as tradições, principalmente nessa data que é importante, que é a data da independência do Brasil”, disse Bianca Lima.

Antônio Carlos Miranda | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Eu venho todo ano aqui. Eu moro no interior e moro aqui, fico lá e cá. Sou de Miguel Calmon, a melhor cidade da Bahia, mas venho sempre participar aqui, ver o desfile aqui em Feira de Santana. Onde eu moro é a terra que produz tudo que Juazeiro produz, nós temos orgulho de produzir também. Miguel Calmon na Bahia, bem próximo a Jacobina”, disse Antônio Carlos Miranda.

Confira aqui outras fotos do desfile

Esta matéria foi produzida com informações do repórter Ney Silva, do jornalista Kaio Vinícius e da assistente de estúdio Iara Oliveira, todos da equipe do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram