
A Avenida Noide Cerqueira foi tomada pelo movimento e pela conscientização na manhã deste domingo (26), durante a 5ª edição da Corrida de Prevenção ao AVC, promovida pelo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O evento, que já se consolidou no calendário de saúde e esporte de Feira de Santana, reuniu mais de duas mil pessoas e reforçou a importância da atividade física como ferramenta fundamental na prevenção do Acidente Vascular Cerebral.

A neurologista Renata Nunes, coordenadora do Serviço de Neurologia do HGCA, destacou que o principal objetivo da corrida é promover a prevenção e estimular hábitos saudáveis.

“A prática regular de atividade física diminui o risco de AVC e de infarto. O propósito da corrida é justamente fazer com que as pessoas saiam de casa, criem uma rotina de exercícios e entendam que 80% dos casos de AVC podem ser evitados”, explicou.

Ela lembrou ainda que o tema deste ano, ‘Salve minutos, salve vidas’, reforça a importância do atendimento rápido.

“No AVC, tempo é cérebro. Quanto mais cedo o paciente recebe assistência, maiores são as chances de recuperação sem sequelas. Os principais sinais de alerta são boca torta, fraqueza em um dos lados do corpo, dor de cabeça súbita e dormência. Nesses casos, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente”, alertou.

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, também participou do evento e ressaltou a relevância do trabalho realizado pelo HGCA na prevenção e tratamento do AVC.

“É uma alegria estar aqui na minha terra natal, vendo o Clériston Andrade, que é referência no tratamento do AVC, promovendo uma corrida tão importante. Não se trata apenas de tratar, mas de prevenir. A população precisa compreender que a prática de exercícios, o controle da pressão e da diabetes são fundamentais para evitar a doença”, afirmou.

Roberta também destacou investimentos do Governo do Estado para ampliar os serviços de alta complexidade no interior.

“Estamos implantando o serviço de hemodinâmica no Clériston Andrade, o que vai permitir o tratamento rápido e menos invasivo de casos graves, como infartos e aneurismas. É um investimento de mais de R$ 50 milhões, que vai transformar ainda mais o hospital em um centro de referência”, pontuou.

O médico e secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, também marcou presença e participou da corrida. Ele parabenizou a equipe do HGCA pela iniciativa.

“Eventos como esse representam vida e conscientização. Falar sobre atividade física e alimentação saudável é importante, mas participar, estar junto, é ainda mais significativo. A corrida mostra na prática que é possível viver mais e melhor com hábitos saudáveis”, disse.

Entre os participantes estava Floriano das Virgens Santos, que correu pela segunda vez na prova.

“É muito gratificante participar. A corrida é um incentivo à saúde e motiva as pessoas, principalmente os mais velhos, a se exercitarem e cuidarem do corpo. Eu estou sempre participando e tentando incentivar os outros também”, contou.

Ele foi acompanhado da esposa, Rosanita Rosa de Jesus, de 63 anos, que também participou dos 5 km de percurso.
“Acompanho meu marido nas corridas há mais de 15 anos, mas agora comecei a competir também. Participo porque essa doença, o AVC, é perigosa e pode acontecer de repente. Então, é bom se cuidar”, afirmou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.