
O Programa Acorda Cidade, comandado pelo radialista Dilton Coutinho, teve uma manhã especial neste dia 8 de janeiro. Junto à tradicional reflexão, o início do programa foi marcado pela celebração dos seus 30 anos no ar. São três décadas de união, trabalho duro e compromisso com a informação, com as pessoas e com as demandas comunitárias da sociedade.
Abrindo o programa tradicionalmente às 6h, pela Rádio Sociedade News 102.1 FM, Dilton relembrou a primeira vez que foi ao ar, em 1996. O início no rádio não foi fácil, mas, segundo ele, foi “uma das maiores decisões da sua vida”.
“A maior lição que tivemos foi que nem tudo são flores. Mas precisamos florescer. Agradeço à vida por tudo que ela me ensinou e acredito que há muito mais ainda a aprender.”
Durante a Mensagem do Dia, o radialista agradeceu por ter se tornado uma referência do jornalismo comunitário em todo o estado. O sucesso do rádio, aliado ao carinho dos ouvintes e à relevância dos serviços prestados, expandiu o projeto para o Portal Acorda Cidade, parceria consolidada há 16 anos. Somente em 2025, o portal alcançou a marca de 50 milhões de acessos, consolidando-se como um dos maiores do interior do Nordeste.
Ao longo dessas três décadas, o programa esteve presente em grandes coberturas, como a Micareta de Feira e as Eleições, acumulando mais de 20 premiações, entre elas o título de Melhor Programa de Rádio de Feira de Santana, pelo Troféu Imprensa Noite e Dia.

“O Programa Acorda Cidade, presente onde a notícia acontece, enfrentando desafios diários, realizando coberturas especiais e levando até os nossos ouvintes um jornalismo comunitário, ouvindo os reclames da população, dando voz às pessoas e contribuindo com informação, com responsabilidade, respeito e muita dedicação. A vida tem sido tão generosa que é impossível retribuir de outra forma, a não ser gratidão, felicidade por essas conquistas. Sou grato a Deus por cada vida alcançada, por cada aprendizado e por cada vitória, grande ou pequena. Aos familiares, à minha equipe, aos meus anunciantes, à Fundação Santo Antônio; A você, seguidor, ouvinte, leitor do Acordo da Cidade, o meu muito obrigado”, declarou Dilton Coutinho no ar.
Compromisso e credibilidade
A credibilidade do Acorda Cidade está na voz do povo que participa diariamente do programa, na apuração dos repórteres da casa, da equipe de jornalistas que transformam demandas em notícias, da administração que coordena esse grande veículo e, claro, do comandante que lidera com generosidade, sempre “valorizando a prata da casa”.
Nesta quinta (8), o programa jamais passaria despercebido dos ouvintes e leitores fiéis, dos parceiros, amigos e família, da equipe e das pessoas que acreditam no trabalho realizado pelo Acorda Cidade. Entre as homenagens, o ex-prefeito de Feira, Colbert Martins, parabenizou o veículo.

“30 anos de vida, um projeto a ser comemorado, uma ideia que evidentemente partiu da sua capacidade, mas que uma equipe de pessoas juntas faz a manutenção, a atividade e o sucesso que esse programa tem. E o mais importante, Dilton, é que você entrou na história do rádio de Feira de Santana. Parabenizar você, toda a sua equipe, a Rádio Sociedade que mantém esse programa no ar hoje”, afirmou Colbert.
Já o atual prefeito de Feira, que conhece a trajetória do programa, também falou sobre a importância e o legado do Acorda Cidade.

“Pedir a Deus que continue abençoando esse programa e todos aqueles que fazem o Acorda Cidade e a você, Dilton, que é o âncora desse programa. Que Deus lhe abençoe com saúde e com felicidades e continue essa família aí unida pelo bem da boa informação para o povo de Feira de Santana, de toda a região da Bahia e do Brasil. Parabéns pelos 30 anos”, disse o prefeito.
Edmundo Filho, coordenador executivo de rádio do estado, também participou do programa e reforçou a responsabilidade do Acorda Cidade na comunicação, no dia a dia, sempre ouvindo o que o povo tem a dizer, as demandas da população para a população.
“Programa que tem há décadas contribuído não apenas para despertar a informação logo cedo para quem mora em Feira de Santana, aí na região, mas para o bom debate e a conexão com a cidade, com os seus problemas, com a região. Esse programa se tornou um patrimônio do rádio baiano, num espaço de credibilidade e de voz para toda a comunidade.”

Representando a equipe, o radialista Beto Moreno agradeceu a oportunidade de trabalhar ao lado de Dilton Coutinho e de todas as pessoas que fazem a comunicação.
“Uma história vencedora do projeto Acorda Cidade e a gente fica muito feliz de poder ter integrado a sua equipe. O mais importante de tudo é agradecer pela oportunidade do aprendizado que a gente tem convivendo com todos aqui do programa, com você, que é um grande patrão, um grande amigo também, sempre nos tratando e cuidando da gente, além das questões profissionais, e a gente agradece muito a isso e pede a Deus de todo o coração que o projeto Acorda Cidade continue por muitos e muitos anos”, desejou Beto Moreno.
“O projeto Acorda Cidade tem contribuído muito para a valorização do rádio, não só em Feira de Santana, mas da comunicação por meio do rádio em todo o Brasil. E para mim é um privilégio poder fazer parte da sua equipe”, acrescentou Beto.
Nossos parceiros de carteirinha
Entre os ouvintes fiéis, estão os anunciantes que fazem do Programa Acorda Cidade um forte potencial estratégico publicitário, tanto pelo seu alcance de público, mas também pela credibilidade do que se transmite no ar, fidelizando seus ouvintes e leitores.
“Uma alegria ver no seu empreendedorismo, nesses 30 anos, um programa informativo, levando informação para os quatro cantos da cidade. Meus parabéns para você, para todo o seu time, que todos os dias, de segunda a sábado, faz esse programa para alegrar e informar toda a nossa cidade e a grande região”, disse Carlos Alberto Pereira, da Matiz Cores e Tintas.
Outro parceiro que fez questão de desejar felicitações foi Juscelino Brito, da Farmácia Brito. Ele disse estar orgulhoso de ter firmado essa parceria há muitos anos.
“Parabéns pelo trabalho, o rádio para a comunidade e que tanto assiste à comunidade, que tanto passa essa notícia com clareza, com uma informação precisa. Eu, que estou há tantos anos anunciando, sinto orgulho e, nos lugares onde eu vou, na Bahia ou fora, eu falo da força que vocês têm, Feira de Santana e aí todas essas cidades que compõem a micro e macrorregião.”
Parceria diária
E como o programa é feito de pessoas para pessoas, não poderiam faltar nas homenagens os ouvintes. Representando a fidelidade de milhares, Lurdinha da Barraca e Dona Elza, figuras carimbadas e que fazem parte do Acorda Cidade, estiveram no estúdio para agradecer.
“30 anos desse programa, que sempre trabalha para o povo carente de Feira de Santana. É um grande programa, a humildade, o amor, o respeito que você tem, Dilton. Que Jesus Cristo continue te abençoando, te engrandecendo cada vez mais. Deus te escolheu pra te botar aqui, pra sempre estar resgatando o povo”, disse a ouvinte Lurdinha.

“Uma equipe maravilhosa e você só faz o bem. Eu quero ver alguém precisar e você não estar junto. Então, que Deus abençoe todos que já passaram por aqui. Mantiba, Candeal, Brasília, Caseb, todo mundo te manda um abração. Que Deus te guarde e livre de todo mal”, disse Dona Elza.
A cumeeira da casa: Dilton Coutinho
O Frei Cristóvão Lima, superintendente da Fundação Santo Antônio, em nome de todos os Frades Capuchinhos, participou do programa. Para ele, mais do que uma formalidade para o filho da casa, afirmar a potência do Programa Acorda Cidade é reconhecer o trabalho feito nessas três décadas.

“Imaginar Feira de Santana sem o Acorda Cidade seria imaginar Feira de Santana sem aquele que é o porta-voz dos que mais precisam ser escutados, ouvidos. Então, seria uma grande lacuna nesses 30 anos, se não existisse o Acorda Cidade em Feira de Santana.”
Entre os esforços alcançados, o Frei relembrou um dos mais recentes. O novo Centro de Convenções da cidade, que foi fruto de muita discussão, impulsionado por Dilton Coutinho.

“Ao longo desses 30 anos, também construiu a nossa história com H maiúsculo, de compromisso, de ética, de responsabilidade social, de ser porta-voz de todos. Aquilo que muitas vezes os poderes públicos, principalmente, não conseguem atender pela burocracia, você consegue por inspiração divina furar a formalidade, a burocracia e tornar a vida da gente melhor.”
“Eu acompanhei de perto uma luta merecidamente. Era merecido que o Centro de Convenções de Feira de Santana se chamasse Convenções Comendador Dilton Coutinho. Entre tantas lutas e batalhas, se não tiver nenhum impedimento legal para isso acontecer, nós ficaríamos muito honrados, como feirenses, como toda a população. E parabéns, que Deus continue te abençoando e saiba que o bem que você faz com toda a equipe é imensurável”, acrescentou Frei Cristóvão.
Ao completar 30 anos, o Programa Acorda Cidade reafirma seu papel como alicerce da comunicação comunitária em Feira de Santana e na Bahia, sustentado pela credibilidade, pela escuta sensível e pelo compromisso diário com o povo. Uma trajetória construída a muitas mãos, tendo Dilton Coutinho como a cumeeira dessa casa, com ética, fé e responsabilidade social, que segue despertando consciências e fortalecendo laços, mostrando que informar também é cuidar, servir e transformar realidades.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.