Daniela Cardoso
A pesca de tilápia, tucunaré e principalmente camarão é fonte de renda de cerca de três mil pessoas em Feira de Santana. De acordo com Jurandir Carvalho, que é diretor da Associação de Pescadores da cidade, os mariscos são vendidos no Centro de Abastecimento.
“O último levantamento que um professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) fez, mostra que cerca de 3 mil pessoas sobrevivem da pesca. Hoje as baianas do Acarajé compram camarão no Centro de Abastecimento que vem da região de Feira. Os pescadores vendem o camarão no litro e cada um traz cerca de 200 a 300 litros”, informou.
De acordo com Jurandir Carvalho, no distrito de Ipuaçu tem uma comunidade chamada de Camarão e há centenas de pescadores que residem no local. Ele informou que o sindicato irá implantar um projeto que beneficiará 20 famílias e cerca de sete mil quilos de peixes, mensalmente. Segundo o diretor da Associação de Pescadores, a pesca é realizada no lago de Pedra do Cavalo e ainda é feita de forma artesanal.
“O camarão é pescado com uma armadilha feita de garrafa pet. Todos os dias, por volta das 5h, o pescador sai para o rio e retorna por volta do meio-dia com cerca de 30 litros de camarão”, informou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade