272 casais participam do casamento coletivo quinta

272 casais participam do casamento coletivo quinta 272 casais participam do casamento coletivo quinta 272 casais participam do casamento coletivo quinta 272 casais participam do casamento coletivo quinta

São 272 casais que vão ter a oportunidade de oficializar a relação conjugal, através casamento civil coletivo, que acontece dia 28 de janeiro, às 8 horas no Mega Fest. O evento faz parte do programa "Família Cidadã" e esta é a sétima edição – primeira do governo Tarcízio Pimenta.

Foto: Secom

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício de Carvalho, “a cerimônia é uma boa chance para as pessoas que se encontram convivendo em uma união estável, algumas já com famílias construídas, de legalizaram a situação, de forma gratuita”. Segundo ele, através do casamento civil, as pessoas adquirem e assumem deveres, o que é bastante significativo.

A diretora do Departamento de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário, Célia Cerqueira, afirma que a celebração terá ornamentação, bolo e todas as honras de direito. “Vai ter tudo que teve nos anos anteriores,” garante.

Adalberto Pinheiro Alves, 40 anos, e Linelza Sales Sodré, 39, moradores do distrito da Matinha, convivem há mais de 15 anos e já possuem dois filhos. Ao saber da realização do casamento coletivo, através de um amigo, Adalberto resolveu legalizar a união com a parceira, perante a Justiça. “O casamento vale muito!”, justifica a atitude.

Nívia Maria da Silva, 34 anos, do bairro Sobradinho, também valoriza a oficialização do matrimônio. “Moro com o pai dos meus dois filhos – Lindauro Moreira Reis, 58 – há 14 anos e não nos casamos antes por falta de dinheiro”, explica.

Nívia diz estar completamente ansiosa para o dia do casamento. “Ave Maria! Demais. Já até emagreci”, afirma empolgada e acrescenta “vou passar a ter o sobrenome ‘Silva Reis’ igual ao dos meus filhos”.

O casamento coletivo estava previsto para ser realizado na primeira quinzena de dezembro do ano passado, mas alguns fatores contribuíram para adiamento da data. Cerca de 30 casais atrasaram a entrega da documentação no Fórum Desembargador Filinto Bastos, necessários para divulgação do Edital de Proclamas, além da greve e recesso ocorridos no órgão em dezembro de 2009.

Informações da Secom