Laiane Cruz
Foi realizado neste sábado (8) o mutirão do diabético. A ação social foi uma iniciativa do Hospital de Olhos Clihon, localizada na Avenida Sampaio, com o apoio da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e a prefeitura de Feira de Santana. Mais de 1.500 procedimentos foram disponibilizados à comunidade.
De acordo com o diretor da FTC, Cristiano Lobo, a faculdade participou do mutirão com serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional e com fisioterapeutas.
“Muitos estudantes voluntariamente participaram dessa ação, como uma forma de colocar em prática os seus conhecimentos adquiridos na academia, e acima de tudo podendo proporcionar uma vida melhor para a população”, disse o diretor.
O médico oftalmologista Hermelindo Oliveira destacou a importância da ação global necessária para os pacientes diabéticos e com suspeita da doença. “O paciente diabético necessita de uma avaliação multidisciplinar não só com oftalmologista, endocrinologista, nefrologista, mas também acompanhamento nutricional, fisioterapia e com educador físico”, afirmou.
Durante o mutirão os pacientes tiveram análise de fundo de olho, e foram orientados sobre a doença. “Essa doença é progressiva e essa progressão está diretamente relacionada ao nível de açúcar sanguíneo e o tempo de doença desse paciente. Então a nossa medida foi avaliar se ele já apresenta retinopatia diabética, qual o grau que apresenta, e se por acaso eles tiveram a forma avançada da doença, eles já realizavam aqui de imediato tratamento inicial com raio laser de forma gratuita”, informou o médico.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.