Acorda Cidade

 
Feira de Santana está entre os cinco municípios baianos escolhidos pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para divulgação do Campeonato Mundial de Judô por Equipes, que será realizado de 26 a 28 de outubro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. O evento esportivo contará com participação de 20 países, 32 equipes (16 masculinas e 16 femininas) e mais de 300 atletas, além dos principais atletas olímpicos da modalidade.
 
O “Tour do Judô”, que visa garantir uma promoção maior do Campeonato Mundial e interiorização do judô, passou por Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. Em Feira de Santana, um stand será montado no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas, funcionando desta quarta-feira (10) até domingo (14), das 9 às 20 horas.
 
No stand, será realizada uma exposição sobre o Judôsua história, conquistas olímpicas e atletas. A estrutura vai contar com uma área de convivência para exposição de filmes sobre a modalidade e um espaço para a divulgação do Campeonato Mundial. O Tour Promocional inclui, ainda, a realização de clínicas de judô em escolas do município, valorizando os princípios do esporte voltados para formação da cidadania.
 
O coordenador do Tour do Judô e diretor técnico do Campeonato Mundial, Luiz Romariz, observa que esta é a primeira vez que o campeonato acontece no Continente Americano. “A competição é a primeira do calendário oficial do judô internacional, depois das olimpíadas. Também é a primeira vez que nossos medalhistas de Londres vão lutar depois dos jogos. O público baiano terá uma excelente oportunidade de vê-los de perto. Salvador vai dar a largada para as olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”, ressalta.
 
A Prefeitura de Feira de Santana está dando apoio logístico ao “Tour do Judô”, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Para o diretor de Esportes da Secel, Wilson Passos, a visita da equipe técnica do campeonato traz um legado importante para os jovens do município. “A presença desse stand traz um impacto positivo, no sentido de estimular os jovens a buscar o esporte, por isso será montado em local de grande fluxo. Este evento vai fazer da Bahia a capital mundial do judô”, considera.
 
Dentre as instituições que vão receber as clínicas de judô estão o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Municipal Joselito Amorim, Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, além do Sesc e Sesi. As informações são da Secom.