ITF W60 60

Tenistas de vários países disputam o quali do Engie Open em Feira de Santana em busca de pontuação no ranking internacional

O evento reúne algumas das principais tenistas do ranking mundial de diversos países, que buscam os 60 pontos dados à campeã.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Feira de Santana está sediando neste domingo (30) até o próximo sábado (5), as partidas do Engie Open – ITF W60 60, que trouxe torneios internacionais femininos de volta à Bahia, após dez anos. A entrada é gratuita (Academia de Beach Tennis e Tênis Smash, Rua José Domingos Servo, 171, SIM).

Válida pelo circuito do International Tennis Federation (ITF), o torneio reúne algumas das principais tenistas do ranking mundial, que buscam os 60 pontos dados à campeã, tornando-se uma das maiores pontuações da temporada feminina no país.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Entre as participantes está a francesa Kristina Mladenovic, ex-número 1 do mundo em duplas, tetracampeã de Roland Garros (2022, 2020, 2019 e 2016), bicampeã do Australian Open (2020 e 2018); venceu o Australian Open (2022 e 2014) e Wimbledon (20113) em duplas mistas entre outros títulos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Guilherme Gesser, diretor do torneio e coordenador na Confederação Brasileira de Tênis, informou ao Acorda Cidade como Feira de Santana foi escolhida para sediar o evento e a importância dele para o tênis internacional.

“Temos uma parceria forte com a Federação Baiana de Tênis e esta academia se mostrou muito interessada. Como o nosso objetivo enquanto confederação brasileira é sempre levar a competição para todos os cantos do Brasil, tivemos essa boa oportunidade e conseguimos trazer para essa região. É a primeira vez que este evento acontece em Feira de Santana, mas na Bahia já ocorreram outros torneios grandes como este. E espero que seja a primeira de muitas”, destacou.

Guilherme Gesser | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

São mais de 60 atletas de vários países, sendo que neste domingo jogadoras de nove nacionalidades estão competindo para pontuar no ranking mundial.

“São jogadoras de qualyfing de simples e duplas. Temos atletas brasileiras entre as cabeças de chave, como Laura Pigossi, que foi medalhista olímpica, que em Tóquio 2020, Carolina Meligeni, Rebeca Pereira, a francesa Kristina Mladenovic, que já foi número 1 no de duplas e número 10 no de simples. Este é um torneio profissional que vale pontos para o torneio internacional, na modalidade. O torneio é fechado pelo ranking, esse é o método de classificação, além dos convites (Wild card). Alguns atletas recebem o convite, todo torneio tem um determinado número de convites que pode ceder, e cedemos para algumas atletas nossas, atletas em parcerias com a Federação Baiana”, explicou.

Representando a Bahia estava participando a tenista Luana Paiva (wild cards), que coleciona diversos títulos no esporte.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Carolina Xavier Laydner, 18 anos, é filha de um professor de tênis e por conta disso se interessou pelo esporte desde a infância. Ele é de Florianópolis (SC) e conquistou um prêmio neste ano na Austrália. Ela disse ao Acorda Cidade que participar em Feira de Santana hoje foi uma oportunidade de jogar com atletas de altos níveis internacionais.

Carolina Laydner | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu praticamente nasci no tênis, sempre joguei os torneios brasileiros e fui campeã na 9, na 10 e depois comecei a jogar tênis internacional. A maior competição que participei neste ano foi na Austrália, que foi o Australia Open, uma das minhas maiores conquistas. Já perdi as contas dos prêmios, são várias categorias e por idade. Este torneio é de nível muito forte, profissional. Estou começando a entrar neste ranking, e sendo aqui no Brasil foi o que me motivou a vim porque não é tão longe de casa e é uma oportunidade de fazer mais pontos e jogar com jogadores de níveis muitos altos. Esta é minha primeira vez em Feira de Santana. Na Bahia já conhecia Salvador”, contou a atleta ao Acorda Cidade.

Kley Murilo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O coordenador técnico da academia que sedia o evento, Kley Murilo, disse que atletas de 30 países participarão da competição nesta semana.

“Sedia a competição foi uma oportunidade que apareceu para nós há uns 60 dias através da CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e a gente abraçou a ideia porque temos uma academia que comporta um evento deste tamanho. Estão competindo 64 atletas, 32 na chave do quali e outros 32 na chave principal. Temos representantes dos Estados Unidos, Grécia, França, temos atletas de 30 países que participarão deste evento até a final no sábado pela manhã”, informou.

Kley ressaltou que todos os participantes são de nível internacional e receberão premiação em dólar. Os confrontos acontecem após um sorteio, obedecendo os critérios do ranking internacional de tênis.

Ele informou também que a estrutura da academia e a rede hoteleira da cidade foram características cruciais para a realização do evento. “Enquanto academia fizemos melhorias em todas as quadras e indicamos que Feira de Santana comporta o evento entre outros motivos por ter uma rede hoteleira que suportava receber todos os atletas. A premiação é de R$ 60 mil dólares, em torno de R$ 300 mil reais”, informou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As atletas participantes têm idades entre 15 e 37 anos. O torneio segue até o próximo sábado (5) e a entrada é gratuita.

Confira algumas das lista de atletas inscritas:
Laura Pigossi (BRA)
Leolia Jeanjean (FRA)
Usue Maitane Arconada (USA)
Kristina Mladenovic (FRA)
Maria Timofeeva
Carolina Meligeni (BRA)
Asia Muhammad (USA)
Gabriela Cé (BRA)
Valeriya Strakhova (UKR)
Jana Kolodynska
Sohyun Park (KOR)
Katarina Kozarov (SRB)
Eden Silva (GBR)
Maria Fernanda Herazo Gonzalez (COL)
Raveena Kingsley (USA)
Cadence Brace (CAN)
Jessica Failla (USA)
Noelia Zeballos Melgar (BOL)

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB – Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da Engie Brasil Energia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram