Após se envolver em uma confusão após a luta no último sábado (27), o ex-campeão mundial de boxe Acelino Popó Freitas está passando por uma cirurgia na tarde desta segunda-feira (29) em um hospital particular em Salvador. A informação foi confirmada pelo portal g1 junto a assessoria de imprensa do atleta.
A cirurgia é consequência de uma fratura na mão direita de Popó, que aconteceu no final da luta contra Wanderlei Silva, após uma briga generalizada começar no ringue.
O atleta chegou a realizar exames na cabeça que identificaram um sangramento interno já controlado. O comunicado da assessoria reforça que o lutador está clinicamente bem.
Entenda a lesão
A cirurgia deve durar cerca de 2h30. De acordo ao Ortopedista Bruno Butturi, entrevistado pelo portal g1, o tipo de lesão trata-se de uma fratura diafisária do primeiro metacarpo, principal osso do dedo polegar.
O especialista em lesões esportivas, explica que o osso em questão é o que sustenta o movimento de pinça, fundamental para a mobilidade da mão.
“É uma lesão da base do polegar. O osso está quebrado e desviado, o que exige cirurgia. Se fosse apenas imobilizado, o risco de sequelas funcionais seria alto, especialmente em um atleta que depende das mãos para competir”, explica Butturi.
O médico explica que a cirurgia é inevitável, e envolve a fixação do osso com placas e parafusos, sendo necessário pinos em alguns casos.
“Com a cirurgia, a reabilitação começa mais cedo. O paciente pode mexer a mão já no dia seguinte, sem carga, e em seis semanas costuma estar liberado para atividades de academia. Para o boxe, o retorno é mais lento, cerca de dois meses”, acrescenta.
Outro especialista entrevistado pelo g1, o ortopedista e vice-presidente da Sociedade Interamericana de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna, João Paulo Bergamaschi, explicou que após a cirurgia, a reabilitação deve ter apoio de terapia ocupacional para garantir que a força e mobilidade sejam retomadas.
“O processo de consolidação óssea leva de seis a oito semanas. Popó tem uma luta marcada para 1º de novembro, mas dificilmente estará recuperado a tempo de competir nesse nível.”
Sobre a briga
Após o confronto durante o Spaten Fight Night em São Paulo, membros das duas equipes invadiram o ringue iniciando uma confusão motivada pela desclassificação de Wanderlei Silva.
No tumulto, Wanderlei acabou agredido, caiu na lona e saiu do local sangrando precisando ser retirado da arena, enquanto panos ensanguentados eram usados pela equipe de limpeza. (Leia mais aqui)
Leia também:
Wanderlei Silva recebe alta hospitalar após pancadaria em luta com Popó
Popó se pronuncia após briga generalizada na luta com Wanderlei Silva: “Isso é boxe, não é MMA”
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.