Futebol

Joia da Princesa será palco da final do Baianão Série B entre Galícia e Bahia de Feira

O Joia da Princesa foi escolhido pelo Galícia como mando de campo da primeira partida da decisão. A escolha foi aprovada pela FBF.

Estádio Joia da Princesa
Foto: Jorge Magalhães/PMFS

O Estádio Alberto Oliveira, conhecido como Joia da Princesa, será palco de mais um momento histórico do futebol baiano. Neste domingo (20), às 15h, será realizado a primeira partida da final do Campeonato Baiano da Segunda Divisão entre Galícia e Bahia de Feira. O confronto marca o início da decisão que definirá o grande campeão da temporada de 2025, com o jogo de volta agendado para o domingo seguinte (27), na Arena Cajueiro.

Os dois finalistas garantiram acesso à elite do futebol estadual em 2026. O Galícia conquistou sua vaga ao eliminar o Itabuna nos pênaltis, enquanto o Bahia de Feira venceu o Fluminense de Feira por 3 a 0 na semifinal. Agora, os times disputam o título em dois jogos que prometem emoção e casa cheia.

O Joia da Princesa foi escolhido pelo Galícia como mando de campo da primeira partida da decisão. A escolha foi aprovada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), considerando o estádio apto para receber partidas profissionais, com estrutura que oferece conforto, segurança e acessibilidade aos torcedores.

Para garantir um evento com tranquilidade e organização, foi realizada uma reunião entre o superintendente municipal de Esportes, Emerson Britto, e o comandante da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Lessa. No encontro, foram definidos os ajustes necessários para assegurar a proteção do público, da imprensa e das delegações dos clubes envolvidos.

“Trata-se de uma final e requer todo cuidado com a segurança e organização estrutural do evento”, destacou o superintendente de Esportes, Emerson Britto.

Já o major Lessa reforçou o compromisso da corporação. “A Polícia Militar prima pela ordem e segurança em qualquer evento. Esse jogo é especial por ser uma final de campeonato e merece uma atenção e planejamento para não haver surpresas.”

O estádio tem se consolidado como referência regional, sediando jogos importantes das Séries A e B do Campeonato Baiano, além de partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Para isso, passou por uma série de reformas e adequações promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e da Superintendência de Esportes.

O Joia conquistou todos os laudos técnicos exigidos para sua liberação, emitidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, além dos documentos de Engenharia, Sistema de Para-raios, Projeto de Evacuação e Alvará de Funcionamento. O gramado foi modernizado, assim como a estrutura geral do estádio, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o esporte.

Com toda a preparação e o clima de decisão, Feira de Santana se prepara para receber um grande espetáculo esportivo no próximo domingo.

Leia também: Bahia de Feira e Galícia se enfrentam na final da Série B neste domingo (20); veja onde assistir

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.