Acorda Cidade
Toque Esportivo
Governo do estado se reúne com autoridades holandesas para discutir estadias na Copa do Mundo
Embaixador da Holanda no Brasil garante que negócios, turismo e estreitamento de relações também fazem parte dos planos para a Copa
Uma reunião, realizada na manhã de ontem (24), no prédio da Desenbahia, reuniu membros do Governo do Estado, da Prefeitura de Salvador e autoridades da Holanda, com o intuito de organizar a estadia dos holandeses na Bahia durante a Copa do Mundo da FIFA 2014™.
Cerca de 5mil pessoas e uma lista com aproximadamente 150 torcedores especiais, entre eles autoridades, capitães da indústria e convidados da Família Real, são esperadas para a partida que é considerada como uma das mais importantes da primeira fase do mundial. O confronto entre Holanda e Espanha, no dia 13 de junho, trará para Salvador duas das mais tradicionais seleções de futebol do mundo, a reprise da final da última Copa do Mundo da FIFA™, e uma das torcidas mais animadas da competição, a Holandesa, que, além de curtir o futebol, é conhecida por aproveitar a vinda ao país anfitrião como oportunidade de turismo, diversão e negócios.
“A razão imediata desta reunião é o dia 13 de junho. Este jogo é importante não só por ser um dos mais difíceis da primeira fase, mas, em especial, por termos uma ‘conta para acertar’ com os espanhóis, desde a Copa de 2010”, brinca o Embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade.
“Além da partida, aproveitaremos a estadia na Bahia para estreitar as relações com o estado. Já temos uma boa relação de negócio, mas queremos melhorar e também trocar experiências sobre diversos assuntos, por exemplo, convidar os baianos para conhecerem nossos planos de mobilidade urbana que são muito eficientes. Para os holandeses, a Copa é muito mais do que futebol”, explica Kees Rade.
Para o Secretário Estadual da Copa do Mundo da FIFA, Ney Campello, “receber seleção e torcida da Holanda é uma oportunidade especial”. “Sabemos que, mais do que assistir aos jogos, eles querem ver a cultura, fazer turismo e conhecer a região e seus potenciais. Estamos preparando um atendimento de alto padrão para apresentar o que a Bahia tem de melhor e aproveitarmos este momento para atrair mais turistas e investimentos. Eles ficarão encantados com a maneira baiana de atender e torcer”, comenta.
O Secretário lembrou ainda que a Holanda é parceria, através da Amsterdam Arena, da administração da Arena Fonte Nova, fator que aproximará ainda mais o estádio do estilo holandês de sediar grandes jogos. “Além disso, estaremos num período de Festas Juninas e pretendemos levá-los para conhecer uma das maiores riquezas culturais regionais, que certamente será mais um ponto de encanto por nossa terra”, finaliza.
A reunião: No encontro, os presentes conheceram o Plano de Segurança Pública que será adotado no período dos jogos e também conversaram com as autoridades locais sobre a organização da tradicional “Praça Laranja”. Trata-se de um ponto de encontro dos torcedores holandeses, que tradicionalmente se reúnem antes dos jogos para festejar e caminhar, na “marcha laranja”, até o estádio para assistirem aos jogos.
Pelo estado, compareceram, o Chefe de Gabinete do Governador, Edmon Lopes, o Secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Ney Campello, o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo (Setur), Benedito Braga, além do Coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Marco Costa, e de autoridades do Comando das Polícias Militar e Civil e de outros órgãos.
A Prefeitura de Salvador foi representada pelo Secretário Municipal da Copa do Mundo, Isaac Edington, e por membros da Guarda Municipal, da Transalvador, entre outros. A representação holandesa foi composta pelo Embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, pelo Presidente da Federação de Futebol da Holanda, Gijs de Jong, e demais membros do Corpo Consular, autoridades policiais, de organização dos torcedores, entre outros.
Assuntos