
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou, na última segunda-feira (3), as mudanças no formato do Campeonato Baiano 2026. A competição terá menos datas, calendário ajustado ao futebol nacional e uma nova fórmula para as fases decisivas, que passam a ser disputadas em jogo único.
Durante reunião realizada na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), dirigentes da entidade e representantes dos 10 clubes participantes definiram as principais mudanças para o Baianão 2026. A competição estadual, que será mais curta para se adaptar ao novo calendário do futebol brasileiro da CBF, vai começar no dia 11 de janeiro e será encerrada em 8 de março.
Entre as novidades, está a redução do número de datas, que passa de 13 para 11, e a disputa em jogo único nas fases de semifinal e final, diferente do formato de jogos de ida e volta. A última rodada da fase classificatória está prevista para 22 de fevereiro, enquanto as semifinais devem acontecer entre 28 de fevereiro e 1º de março. A final está marcada para o dia 8 de março.
A edição de 2026 contará com Bahia, Vitória, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Porto, Juazeirense, Jequié, Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira e Galícia.
Novo formato e rebaixamento
A primeira fase mantém o formato de pontos corridos, com nove rodadas e todos os clubes se enfrentando. Os quatro melhores avançam para as semifinais, que, assim como a final, serão decididas em jogo único. Quanto ao rebaixamento, o sistema segue o mesmo, com os dois últimos colocados caindo para a Série B do Baianão 2027.
Vagas em outras competições
Os três primeiros colocados do estadual garantem vaga na Copa do Brasil 2027. A quarta vaga será destinada ao campeão da Copa Governador ou outro torneio estadual a ser definido. Caso essa competição não ocorra, o quarto colocado do Campeonato Baiano ficará com a vaga.
Para a Copa do Nordeste 2027, os finalistas do Baianão garantem classificação direta. A terceira vaga será destinada ao clube mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF, desde que não dispute a Libertadores ou a Sul-Americana.
Em relação à Série D, os três clubes mais bem posicionados terão direito às três vagas disponíveis, desde que não integrem outras séries do campeonato nacional.
VAR e exigências dos estádios
O árbitro de vídeo (VAR) será utilizado nas semifinais, na final e nos clássicos Ba-Vis. A FBF também estabeleceu novas exigências para os estádios: para a primeira fase e semifinais, a capacidade mínima de 1.900 lugares sentados, e de 4 mil lugares para o jogo final.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Cerqueira sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.